O governo federal lançou nesta segunda-feira (9) a plataforma do programa Desenrola Brasil. Veja abaixo um passo a passo de como funciona o sistema, com as telas da plataforma de renegociações.
- Publicidades -
Lembrando: para ter acesso às renegociações, os devedores precisam ter cadastro na plataforma gov.br ao nível ouro ou prata. Veja adiante como fazer seu cadastro adequadamente.
Como funciona a plataforma do Desenrola
1º PASSO
O devedor que esteja enquadrado nos critérios do programa Desenrola Brasil deve fazer o login na plataforma com seu usuário e senha da plataforma gov.br.
É preciso ter cadastro no nível ouro ou prata para seguir com as renegociações de dívida. Quem tiver CPF com a conta bronze ou não estiver presente na plataforma gov.br precisará fazer upgrade para prata, ou ouro. (veja abaixo como criar sua conta ou fazer upgrade no gov.br)
2º PASSO
No menu “Minhas dívidas”, o devedor pode visualizar todas as dívidas cadastradas no programa e estão elegíveis para renegociação.
Haverá dívidas com opção de pagamento somente à vista, mas também algumas em que será possível pagar parcelado. No canto direito, será possível visualizar as opções de pagamento da dívida selecionada.
Será possível selecionar mais de uma dívida e renegociar de uma só vez.
3º PASSO
Ao selecionar a opção de pagamento parcelado, começam as renegociações. Neste menu, aparecem as opções de bancos com os quais o devedor poderá realizar o financiamento, além das condições propostas por cada um deles.
Em seguida, o devedor poderá selecionar a data de vencimento da primeira parcela.
4º PASSO
Na sequência, o devedor poderá escolher as melhores opções de parcelamento dentro daquela data escolhida.
Entre as opções, será possível escolher, por exemplo, quais as condições para ter a menor parcela mensal ou o financiamento com menor prazo.
Há ainda opções para simular novas condições, com número personalizado de parcelas para enviar uma proposta ao credor.
5º PASSO
Após escolher as condições ideais, surge uma tela de confirmação de dados pessoais. É preciso conferir se os dados estão de acordo para o sucesso da renegociação.
6º PASSO
O banco escolhido pelo credor recebe a nova proposta selecionada pelo devedor. A partir daí, o credor analisa a proposta e verifica se aceita as condições.
Com a aprovação da instituição financeira, a renegociação segue adiante.
7º PASSO
Depois do aceite das partes, o devedor escolhe a forma de pagamento. É possível selecionar: débito automático, boleto ou PIX.
8º PASSO
O último passo para o devedor é ler atentamente o contrato final da renegociação proposta. Ali estão os deveres e direitos do processo de pagamento da dívida.
Se tudo estiver nos conformes e a assinatura for realizada, a contratação está concluída.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820