17 de maio de 2024 07:00

Cotidiano em destaque

COVID-19: A CULPA É DA MULHER! Artigo da Coluna A Voz do Leitor

Publicado em

COVID-19: A CULPA É DA MULHER! Artigo da Coluna A Voz do Leitor

Uma das histórias mais conhecidos pelos cristãos em todo o mundo é o texto bíblico que relata a queda do homem no Capítulo 3 do livro de Gênesis, onde resumidamente a mulher seduzida pela astúcia da serpente, desobedecendo a ordem de Deus, comeu do fruto que estava no meio do jardim e ainda deu ao seu marido, que comeu também.

Em seguida o texto bíblico relata que o homem e a mulher ao perceber que Deus passeava pelo jardim, se esconderam e ao serem perguntados porquê se encobriram, revelaram que tinham desobedecido o principal ordenamento do Criador. Justamente neste ponto, o homem chamado Adão, revela sua essência ao responder a Deus com a seguinte afirmativa (verso 12): “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.

Veja que Adão, ao invés de reconhecer sua fraqueza e confessar seu erro, preferiu colocar a culpa em Eva, a mulher que Deus havia lhe dado. Interessante notar que esta é uma característica marcante na maioria dos seres humanos, não reconhecer os próprios erros, mas apontar os erros dos outros.

A título de conhecimento, esta história de Gênesis relata que o pecado adentrou ao mundo pela desobediência de Eva, todavia, mais tarde vamos o ver texto bíblico trazer o perdão as mulheres por meio de Maria, que se tornou bendita entre as mulheres por trazer em seu ventre o bendito fruto, o menino Jesus. Deus em sua sabedoria retira toda culpa que pudesse ser lançada sobre as mulheres pela queda do homem no passado, pois agora por uma mulher, a virgem Maria, foi gerado o fruto que retira o pecado do mundo, Jesus Cristo.

Mas, mesmo diante da ação que exaltou a importância da mulher no texto bíblico, se passaram centenas de anos até que as mulheres de fato conseguissem ter assegurados seus direitos civis, sociais, políticos e culturais no seio da sociedade. De todo modo, hodiernamente as mulheres, embora ocupem cada vez mais posições de destaque, continuam a ter que lutar por tratamento igualitário.

No tocante ao atual cenário pandêmico, a correlação que ser quer fazer ao texto bíblico acima citado diz respeito a dificuldade de o ser humano reconhecer as próprias falhas e a facilidade que apresentam em lançar culpa sobre o outro, foi assim com Adão e é assim nos dias atuais no que tange as ações de combate a COVID-19. Não é raro ver um Governante tentando fazer crer que a culpa é do outro e nunca é sua, é sempre a gestão do outro que não aplica os recursos, que não instala leitos de UTI, que não compra vacina.

Igual modo vemos na população um comportamento semelhante, muitos reclamam da falta de leitos e remédios, reclamação em sua maioria válida, mas se aglomeram em festas, não usam máscara ou álcool em gel, tudo isso também é fator de agravamento do colapso na saúde pública.

Em verdade, todos devem reconhecer sua parcela de responsabilidade e culpa nos resultados até aqui obtidos, ao longo da pandemia muitas pessoas se descuidaram quanto a sua assepsia pessoal, pensaram que não seria contaminado ou que se tratava de um vírus qualquer. Os Governantes também falharam, subestimaram a doença, em muitos casos não aplicaram os recursos como deveriam e outros desviaram mesmo os recursos, o resultado é lamentável, milhares de vidas perdidas para esta terrível doença.

Uma coisa é certa, não é mais hora de ficar apontando os erros dos outros, e sim buscar a solução, aprender com as falhas, aplicar experiências que deram certo. Se todos fizerem o que é correto esta batalha pode ser vencida. Agora, é uma questão de escolha, todos podem aplicar os recursos corretamente, vacinar a população e ampliar a rede pública para atender os doentes, ou deixar de fazer a sua parte encruzando os braços, fechar os olhos e continuar dizendo que a CULPA É DA MULHER.

 

Por Valcy Ribeiro

Advogado

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana