16 de junho de 2024 06:26

Cotidiano em destaque

Comitê dá aval, e Magda Chambriard deve assumir a Petrobras amanhã

Publicados

sobre

Comitê dá aval, e Magda Chambriard deve assumir a Petrobras amanhã
Foto de arquivo - Magda Chambriard na CPMI da Petrobras em 26 de novembro de 2014, quando ela era diretora-geral da ANP — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Brasil – O Comitê de Pessoas do Conselho de Administração da Petrobras aprovou, nesta quarta-feira (22), a indicação da engenheira Magda Chambriard para a presidência da estatal. O nome de Magda, sugerido pelo presidente Lula na semana passada, ainda precisa ser votado pelo próprio Conselho de Administração da Petrobras na próxima sexta-feira (24).

Segundo o comunicado divulgado pela Petrobras, “O CELEG considerou que a indicação da senhora Magda Chambriard preenche os requisitos necessários previstos nas regras de governança da companhia e legislação aplicável e está apta para ser apreciada pelo Conselho de Administração (CA), sendo, portanto, elegível para ambos os cargos.” A estatal destacou que, com a renúncia do ex-presidente Jean Paul Prates, a aprovação do Conselho de Administração é o último passo para que Magda assuma o comando da Petrobras.

Processo de validação

Além da aprovação pelo Conselho de Administração, o rito tradicional exige que o nome seja validado na Assembleia de Acionistas. A Petrobras informou que essa validação poderá ocorrer na próxima Assembleia-Geral prevista no calendário, sem a necessidade de convocar uma sessão extraordinária.

Magda Chambriard foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) durante o governo Dilma. Ela foi indicada para substituir Jean Paul Prates, demitido após meses de disputas internas com o governo, especialmente com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A discordância sobre o pagamento dos dividendos aos acionistas da Petrobras, onde Prates resistiu a uma orientação do governo, teria sido o fator decisivo para sua demissão.

Atualmente, a Petrobras é comandada de forma interina pela economista Clarice Coppeti, membro da diretoria-executiva da estatal.

Anúncio

Mais Vistos da Semana