12 de maio de 2024 06:40

Cotidiano em destaque

Caso Briner Bitencourt: Quase um mês após morte, mãe do jovem recebe e-mail de agendamento para visitá-lo na Unidade Penal de Palmas

Publicados

sobre

Caso Briner Bitencourt: Quase um mês após morte, mãe do jovem recebe e-mail de agendamento para visitá-lo na Unidade Penal de Palmas

A mãe de Briner de César Bitencourt, de 23 anos, recebeu um e-mail da Unidade Penal de Palmas agendando uma data para ela visitar o filho. O jovem morreu há quase um mês após passar mal dentro da prisão no dia que seria liberado depois de ser inocentado. As informações são do G1 Tocantins

“Ontem eu fui visitar o túmulo dele [no Dia de Finados]. Como que eu vou visitar esse menino na unidade penal se ele morreu lá dentro dia 10 de outubro. Eles nunca deram baixa e ainda têm coragem de mandar um e-mail desse”, lamentou a mãe ao G1.

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pelo sistema prisional, disse que se tratou de uma mensagem automática e afirmou que lamenta profundamente a grave falha cometida.

Briner era motoboy e ficou detido um ano por tráfico de drogas. Ele passou esse mesmo tempo tentando provar sua inocência e foi absolvido no dia 7 de outubro. O alvará de soltura só saiu horas após ele morrer no dia 10 de outubro.

O pedido de visita foi feito pela mãe antes da morte. O último encontro, segundo a família, tinha sido no dia 18 de setembro. Tanto os parentes de Briner como a advogada dele informaram que não tiveram conhecimento do estado de saúde e foram surpreendidos quando a secretaria ligou informando a morte.

O comunicado do agendamento tinha sido enviado na terça-feira (1º) e foi visualizado nesta quinta-feira (3) pela mãe. “A Unidade Penal Regional de Palmas informa que seu cadastro para visita e a manifestação de interesse foi aprovado. Sua visita será no dia 20/11/2022 das 9h às 11h (manhã)”, dizia o e-mail.

Nota da Secretaria de Cidadania e Justiça

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) lamenta profundamente a grave falha cometida porocasião do envio de um e-mail com confirmação de visita social à família de Briner César Bitencourt.

A Pasta esclarece que, após questionamento à Unidade Penal Regional de Palmas, a equipe local informou que conta com um sistema automatizado para confirmação de agendamentos das visitas sociais, o que, por certo, não justifica a falha na verificação prévia dos e-mails antes de serem enviados.

Em razão do ocorrido, foi aberta uma Sindicância Disciplinar para apuração quanto aos responsáveis pela ação.

Na manhã desta quinta-feira, 3, o Secretário Deusiano Amorim recebeu os pais de Briner em seu Gabinete, ocasião em que pediu desculpas pelo equívoco e disponibilizou aos familiares assistência com atendimentos psicossociais feitos por equipe especializada na área.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana