Integrando a campanha dezembro vermelho, nesta terça-feira, 1º de dezembro, a organização voluntária Casa A+, iniciou a campanha de conscientização e prevenção ao HIV, “Solidariedade Global, Luta Compartilhada contra HIV/AIDS no Tocantins”, fazendo alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado nesta data.
- Publicidades -
Durante o mês de dezembro, a Casa A+, que atende cerca de 572 pessoas nos municípios de Palmas, Paraíso, Araguatins, Araguaína, Colinas e Aliança do Tocantins; vai executar ações de enfrentamento ao vírus, que integram a campanha “Solidariedade Global, Luta Compartilhada contra HIV/AIDS no Tocantins”, e são desenvolvidas em referência ao dia 1º de dezembro.
Conforme explica o coordenador da organização voluntária, reverendo Geraldo Magela, as atividades realizadas durante a campanha, são um incentivo para um enfrentamento que deve perpetuar. “Dia 1º é o momento em que todo o mundo volta o olhar para falar sobre a importância desse assunto. Precisamos reforçar por meio da informação e realização dos testes que o vírus ainda está circulando, continua muito presente, sobretudo nos jovens e em pessoas vulneráveis. Portanto, a Casa A+ segue nesta missão de enfrentamento e prevenção a AIDS”, disse.
Em decorrência da pandemia de Covid-19, a Casa A+ irá executar as ações alusivas a data no ambiente virtual. Por meio de transmissões ao vivo pela plataforma de streaming Youtube, serão realizadas palestras contendo a presença de convidados, autoridades na área da saúde e organização atuante no combate ao HIV. Além disso, o evento conta com a publicação da série de conteúdos intitulada “Tenho HIV e agora?”, nas redes sociais da organização, contendo relatos de pessoas que vivem com o HIV/AIDS, e também informando como funciona o atendimento nas assistências de saúde nos municípios.
Programação
Entre os dias 1º e 3 de dezembro, o evento on-line da campanha será transmitido pelo canal no Youtube “casaamais”, a partir das 19h00. Dispondo dos palestrantes convidados assessoria da área técnica de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde Sâmia Chabo, a equipe do Centro de Apoio aos Portadores do Vírus HIV/Aids (CAPHIV).
No terceiro e último dia, a transmissão contará com a participação do Bispo Mauricio de Andrade e do Reverendo Arthur Cavalcante, também autor do livro “Aids e igrejas”.
Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no 1º de dezembro, foi criado em 1988 pela Assembleia Mundial da Saúde, com o intuito de informar a população e conscientizá-la sobre as formas de prevenção e combate ao HIV/AIDS.
Casa A+
A Casa A+ está localizada em Palmas na quadra 503 Norte Alameda 5 Quadra 3 Lote 09. Fruto do trabalho da Organização A Associação Anglicana de Solidariedade do Cerrado, ela atua na Capital desde 2011, com o principal intuito em acolher a população de um modo geral, mas focando em grupos mais vulneráveis ao HIV (jovens, gays, homens que fazem sexo com homens/HSH, travestis, transexuais, profissionais do sexo e usuários de drogas).
A Casa A+ tem como missão atuar na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), oferecer assistência social, viabilizar acesso a saúde, defesa de direitos, principalmente das pessoas vivendo com HIV ou doentes de AIDS e Hepatites Virais, além de ações de advocacy para a população geral, com foco nos grupos mais vulneráveis.
Para saber mais acesse www.casaamais.org