15 de maio de 2024 07:24

Cotidiano em destaque

‘Barbie nota mil’: veja como citar a boneca na redação do Enem e ganhar pontos em repertório cultural

Publicado em

'Barbie nota mil': veja como citar a boneca na redação do Enem e ganhar pontos em repertório cultural

Calma, não vamos sugerir que você comece a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com um “Hi, Barbie!”, até porque o gênero textual exigido na prova é dissertação, e não carta. Nesta reportagem, vamos mostrar como é possível citar a boneca (ou o filme dela) na argumentação, para defender sua tese, impressionar os corretores e garantir pontos na competência número 2:

“[O aluno ganha 200 pontos quando] desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo”, diz o Inep.

Ou seja, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em um dos 5 critérios de correção da redação, deixa claro que o candidato deve mencionar autores, filmes, séries ou livros, por exemplo, que dialoguem com o tema proposto.

Abaixo, professores de redação e uma aluna nota mil no Enem 2020 dão exemplos de como escrever sobre a Barbie caso, na edição deste ano, os assuntos cobrados sejam:

  • Transtornos alimentares em adolescentes no Brasil
  • A cultura patriarcal em questão no Brasil
  • Pessoas com deficiência e inclusão social: um desafio nacional
  • Empoderamento feminino e sororidade no Brasil do século XXI
  • O uso de tecnologias em produções artísticas na atualidade

Não é para ninguém memorizar exatamente o que os docentes redigiram, claro — a ideia é inspirar os alunos e ajudá-los nos estudos. Tudo para que, quando o boletim de desempenho chegar, o mundo fique mais cor-de-rosa.🌸

Tema: ‘Transtornos alimentares em adolescentes no Brasil’

Exemplo de citação de Marina Rocha, professora da Colégio AZ:

“Criada em 1959, a boneca Barbie concretizou por muitos anos o ideal de beleza da sociedade: uma mulher de corpo magro. Apesar dos esforços da empresa Mattel para modificar essa relação e promover a diversidade, essa mensagem ainda é disseminada por diversos outros símbolos em nossa cultura, o que, infelizmente, traz graves prejuízos. Dentre eles, estão os transtornos alimentares, os quais, segundo o site do governo federal, atingem mais de 20% dos jovens brasileiros. Nesse sentido, por se constituir como uma ameaça à saúde dos adolescentes, é urgente analisar as causas desse problema e buscar as intervenções adequadas.”

Exemplo de citação de Larissa Cunha, nota mil no Enem 2020, estudante de medicina e professora particular de redação:

“No filme ‘Barbie’, existem diversos tipos de bonecas, as quais assumem as mais diversas funções no mundo da ‘barbielândia’. Nesse viés, existe um destaque à Barbie estereotipada, que possui um corpo perfeito e um rosto deslumbrante. Dentro dessa perspectiva, percebe-se que muitas brasileiras buscam o corpo tido como ideal, o que dialoga com a questão dos transtornos alimentares no Brasil. Logo, é necessário analisar as causas que fomentam esse revés, dentre as quais se destaca o comportamento da sociedade e da mídia.

Exemplo de citação de Letícia Flores, professora de redação do cursinho Stoodi:

“Atualmente, as estatísticas têm revelado uma tendência cada vez maior e assustadora de jovens que desenvolvem transtornos mentais de toda ordem, em consequência da pressão estética que a mídia nos impõe, significativamente fortalecida pela presença das redes sociais em nossas vidas. O filme ‘Barbie’, por exemplo, que explodiu em audiência no ano de 2023, entre outras críticas, acaba por tocar de forma sensível nessa questão, já que a personagem exerce um poder de representatividade — ou falta dela — desde quando foi lançada, no final da década de 1950, invadindo as casas de meninas que desejavam atender às características físicas da ‘boneca padrão/estereotipada’. Diante desse contexto, é preciso buscarmos caminhos para enfrentar as consequências individuais e coletivas proporcionadas pela falta de orientação aos jovens e carência de representatividade real nas mídias.”

Tema: ‘A cultura patriarcal em questão no Brasil’

Exemplo de citação de Larissa Cunha, no parágrafo de introdução do texto:

“No filme ‘Barbie’, o personagem Ken sai da barbielândia e vai para o mundo real por algum tempo. Nesse contexto, o personagem acredita que, por ser homem, pode conseguir qualquer emprego em qualquer instituição. Nesse viés, a crítica presente no longa dialoga com a cultura patriarcal, visto que os homens continuam tendo vantagens em relação às mulheres, sobretudo no que tange à ingressão no mercado de trabalho. Urge, então, analisar as causas que fomentam esse revés, dentre as quais se destacam a hegemonia masculina e a negligência da escola.”

Tema: ‘Pessoas com deficiência e inclusão social, um desafio nacional’

Exemplo de citação da professora Marina Rocha:

“Em 2019, a Mattel lançou a linha Barbie Fashionistas, que contava com bonecas cadeirantes e com pernas protéticas. Para promover a representatividade de pessoas com deficiência, dois modelos foram desenvolvidos em parceria com o Hospital Infantil da UCLA e com especialistas para projetar a cadeira de rodas realista, além de incluírem rampas de acesso na casa Barbie. Essas criações acompanham a discussão sobre a inclusão de pessoas com deficiências, a qual, apesar de extremamente importante em uma sociedade democrática, ainda enfrenta obstáculos tanto no âmbito cultural, quanto político. Desse modo, é urgente analisar as causas desse problema para encontrar as soluções adequadas.”

Tema: ‘Empoderamento feminino e sororidade no Brasil do século XXI’

Exemplo de citação de Larissa Cunha:

“No filme ‘Barbie’, existe uma crítica no que tange à figura da mulher no mundo contemporâneo. Nesse viés, percebe-se um diálogo com o empoderamento feminino, visto que a Barbie pode ser o que quiser, o que se manifesta no longa pelas diversas profissões assumidas pela boneca. Logo, nota-se o destaque dado ao empoderamento feminino, o qual sofre diversas dificuldades para efetivar-se, a exemplo da negligência do governo e do modo de agir da sociedade.”

Exemplo de citação de Letícia Flores:

“‘Ninguém descansa até essa boneca voltar para uma caixa’ é a frase que ilustra o desespero do patriarcado ante os movimentos que lutam pelo direito da mulher de ocupar seus espaços na sociedade. Embora a citação do filme ‘Barbie’ refira-se literalmente à caixa de uma boneca, é possível trazer a analogia para a realidade a fim de questionarmos as razões pelas quais a presença feminina em ambientes predominantemente masculinos incomoda tanto o sistema patriarcal. Para além das demandas de gênero, cabe, primordialmente, compreender e enfrentar essas barreiras que não prejudicam apenas indivíduos, mas também retardam o desenvolvimento humanitário e econômico de toda uma sociedade.”

Tema: ‘O uso de tecnologias em produções artísticas na atualidade’

Exemplo de citação de Marina Rocha:

“A boneca Barbie foi lançada em 1959 e, ao longo da última década, houve algumas tentativas de levá-la para as telas do cinema. Esse sonho, no entanto, só se concretizou em 2023, quando estreou o live-action da boneca mais famosa do mundo, o qual não poderia ser produzido sem o auxílio das tecnologias. O filme é apenas um exemplo dos benefícios que os recursos tecnológicos podem promover no cenário das artes não só no que diz respeito à produção, mas também à recepção e ao consumo. Contudo, ainda que haja um claro potencial positivo nessa relação, é necessário observar os desafios que tais instrumentos podem gerar para artistas e para a sociedade de modo geral.”

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana