11 de maio de 2024 23:22

Cotidiano em destaque

Ataque hacker ao Ministério da Saúde prejudica sistema de marcação de consultas e procedimentos em Araguaína; saiba mais

Publicados

sobre

Ataque hacker ao Ministério da Saúde prejudica sistema de marcação de consultas e procedimentos em Araguaína; saiba mais

O ataque hacker sofrido pelo Ministério da Saúde causou inúmeros problemas para os sistemas de regulação do pais. Nesta quarta-feira (15), a Secretaria da Saúde de Araguaína informou que a marcação de consultas e procedimentos especializados foi prejudicada no município.

O município afirmou que a falta desse sistema dificulta a entrada dos usuários nos protocolos e a libração de consultas e procedimentos. Isso acontece porque o Sisreg é que faz a comunicação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município com o Estado.

Por causa disso as anotações de registros e solicitações estão sendo feitas de forma manual.

“A Saúde comunica ainda que consultas e procedimentos já agendados previamente estão sendo executados tanto em unidades municipais quanto em unidades contratadas. Já novos cadastros de procedimentos, devido ao não registro no Sisreg, não estão sendo realizados até que a situação se regularize”, diz a nota.

Outros programas também estão temporariamente comprometidos como e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.

Ataque hacker

 

O Ministério da Saúde sofreu um segundo ataque hacker entre o final de domingo (12) e início de segunda-feira (13). A nova ação, que tinha sido negada pelo governo ao longo de toda a tarde, foi admitida à noite pelo próprio ministro Marcelo Queiroga, em Brasília.

O primeiro ataque ocorreu na última sexta-feira (10). Usuários do ConecteSUS relataram que os comprovantes de vacinação não estavam aparecendo no aplicativo ou, até, não estavam conseguindo acessar a plataforma. O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

Questionado sobre a previsão de restabelecimento, Queiroga informou que o novo ataque deve afetar a estimativa anterior de estabilização, inicialmente prevista esta terça (14). Uma nova previsão não foi informada.

No Tocantins os dados da pandemia (como novos casos, mortes e vacinação), não são atualizados desde a última quinta-feira (9).

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana