27 de abril de 2024 07:35

Cotidiano em destaque

ARTIGO | VOCÊ É CONCURSEIRO HÁ QUANTO TEMPO?

Publicado em

ARTIGO | VOCÊ É CONCURSEIRO HÁ QUANTO TEMPO?

O ano iniciou com diversas expectativas por parte dos tocantinenses, especialmente em relação aos concursos públicos que estão abertos. Em um cenário onde não há tanta segurança no segmento privado (ninguém é insubstituível, né?), ano de eleição indicando possível fim de contratos com as prefeituras, os concursos ainda representam aquela faísca de segurança às pessoas que buscam a tão famigerada estabilidade empregatícia.

 

Sabemos que a facilidade em trabalhar com investimentos financeiros, assim como iniciar projetos autônomos para gerar renda, não se trata de algo que todas as pessoas consigam fazer tão facilmente (apesar do que dizem os vendedores de cursos e fórmulas para gerar renda na internet). Então resta esse recurso tão almejado pela maioria, mas alcançado por pouquíssimas pessoas.

Leia Também:   ARTIGO | A MALDADE HUMANA VEM DE BERÇO?

 

Muitos tocantinenses estão apostando seus últimos recursos que restaram dos gastos de fim de ano, para realizar as inscrições e pagar a taxa, outros buscam também ingressar em algum cursinho preparatório, compram apostilas. Entretanto, terão que concorrer com aqueles que já são denominados “concurseiros”, pois estão o tempo inteiro se preparando para quando abrir algum processo seletivo interessante, já se inscrever, na certeza de alcançar um dos primeiros lugares.

 

Não são poucos, estes que gastam horas enfurnados em casa, estudando e se dedicando, pois apesar de termos no Brasil um sistema de educação baseado no currículo francês, ou seja, extremamente conteudista, quase todos os que deixam o ensino médio (e até cursos superiores) têm razoável dificuldade de aprovação em concursos públicos, sem aquele fôlego a mais do cursinho preparatório. Isso se deve aos chamados macetes, quase padronizados em muitas instituições que promovem esses processos seletivos, mas também porque há quem diga: “passar em concurso não tem a ver com dominar o assunto, mas saber encontrar as respostas certas”.

Leia Também:   PL para incentivar a meia-entrada social é aprovada na Câmara de palmas

 

De uma forma ou de outra: desejo boa sorte a todos que vão tentar a sorte, nestes concursos abertos, que seja uma chance a mais para conseguirem seu emprego e sustento. Boas provas!

 

Professor Wesley Santos

Pesquisador, Pedagogo

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana