A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma nova edição do seu boletim InfoGripe, que mostrou um aumento de casos graves de Covid-19 em estados de todas as regiões do Brasil.
- Publicidades -
O levantamento se baseia nas últimas seis semanas e a maioria dos infectados são adultos acima dos 60 anos. A análise usa os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 21 de novembro.
O aumento na quantidade de casos de Covid-19 no Brasil começou a ser sentido no início de novembro e os especialistas apontam que a elevação dos registros pode ter relação com a contaminação pela nova subvariante da Ômicron, a BQ.1.
Os especialistas afirmam também que, além da retirada de alguns protocolos de segurança, como o uso de máscaras, o período de eleições e a volta ao trabalho e eventos presenciais podem ter colaborado para a disseminação do vírus.
Na terça-feira (22), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso temporário e emergencial de duas vacinas bivalentes contra a Covid-19, ambas produzidas pela farmacêutica Pfizer, para utilização como dose de reforço.
Segundo a Anvisa, os imunizantes aprovados foram criados para reforçar a proteção contra a cepa original da doença, a variante ômicron e suas subvariantes. A medida também é uma forma de tentar reduzir a quantidade de casos registrados.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820