Imagine os seguintes cenários do nosso cotidiano: viajando em autoestrada, treinando na academia, andando de busão, festas em família, fazendo a faxina de casa ou simplesmente deitado relaxando no sofá de casa. Nessas e outras ocasiões é impossível descartar um ítem essencial da nossa rotina diária: a música. As melodias e harmonias fazem parte de quem somos, nos alegram, nos consolam e podem ser uma grande aliada quando se fala em compartilhamento de ideias.
- Publicidades -
Mas para que nosso entretenimento seja garantido é central a figura do músico. Hoje, dia 22 de novembro, é comemorado o dia desse profissional que tanto produz para fazer a nossa alegria. Esta data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos.
Origem do dia do músico
O dia do músico é comemorado em 22 de novembro em homenagem a Santa Cecília, padroeira dos músicos. Essa data é um momento de celebrar e reconhecer a importância dos músicos e da música em nossas vidas.
Santa Cecília é considerada a padroeira dos músicos devido à sua história de devoção à música e ao cristianismo. Segundo a tradição, Cecília cantava para Deus enquanto tocava diversos instrumentos musicais. Sua paixão pela música e sua fé inspiraram muitas pessoas e, por isso, a Igreja Católica a consagrou como protetora dos músicos.
Músicos palmenes relatam sua experiência profissional
Quando se fala em experiência musical, é comum nos depararmos com histórias marcantes de pessoas engajadas em fazer a sua arte, mostrar o seu talento e serem reconhecidas pelo grande público. O Jornal Sou de Palmas (JSP) entrou em contato com alguns músicos palmenses que relataram um pouco sobre suas vivências profissionais. Confira abaixo os depoimentos:
Normando, integrante do JSP, mais conhecido como Fokinha, traz seu relato como musico profissional: “Comecei minha atuação como músico aos 15 anos de idade. Com 16 anos, eu já estava tocando profissionalmente nas bandas de Palmas e de todo o Tocantins, meu instrumento é percussão, é tambor é ritmo. Sobre minha experiência de vida, tenho 32 anos, então são 17 anos de carreira tocando nos palcos e na noite. Atualmente, sou freelancer trabalhando com bandas que me convidam, faço ritmo musical, toco qualquer tipo de ritmo. Algo que marcou minha vida com relação a música, foi quando em 2008 eu toquei numa banda chamada Viola de Junho, a gente tocou pra mais de 18 mil pessoas e foi uma experiência inacreditável, muito top mesmo”.
Lp Leandro Pisadinha, revelação da música palmense, falou sobre sua carreira musical: “Surgi em março de 2007, em Palmas, no início me apresentei em bares e casas de shows da capital, as vezes em palcos improvisados com caixa de som, porém logo fui caindo no gosto popular. Me apresentei em várias cidades do Tocantins, Bahia, Piauí e no Distrito Federal. Tive a oportunidade de tocar com várias bandas de renome nacional: Barões da Pisadinha, Washigton Brasileiro e outros. Em depoimento emocionado, o cantor diz que “A música representa tudo pra mim, porque através da música eu conquistei tudo que tenho hoje, minha missão e levar alegria através da música.
Mais um integrante do JSP, Paulo Gerson, fala sobre sua relação com a música e como ela pode ser um instrumento para falar sobre fé: “sou músico de igreja há mais de 5 anos. Toco um pouco de bateria, violão e baixo. Mas atualmente estou me dedicado ao teclado. A música pra mim é como se fosse algo essencial na minha vida, não me vejo em um futuro no qual eu não esteja tocando. E pra mim também é a maneira que tenho pra adorar a Deus e tento fazer isso da melhor forma possível”.
Pra finalizar, também trouxemos a declaração de mais uma revelação da música palmense, Bruninho do Piseiro. “Primeiro quero agradecer o meu parceiro Douglas Show, que foi um dos caras que me ajudou no começo da minha carreira, então só tenho a agradecer porque eu não tinha oportunidade de cantar nesses palcos, nesses barzinhos, então sempre quando eu pedia ele me ajudava dizendo: Bruninho pode cantar aqui. Graças a Deus eu consegui, ao decorrer dessa carreira, todo santo dia eu orava, ajoelhava no chão dizendo Deus me abençoe, que eu possa tocar em vários palcos e graças a Deus, depois de quase um ano, eu tive fé no meu sonho, e graças a Deus deu certo, tive várias participações com Zé Vaqueiro, Nadson Ferinha, Evoney Fernandes, vários artistas grandes. Só tenho a agradecer a Deus por isso, estamos crescendo mais e mais, gostaria de mandar um abraço pra galera do sou de Palmas, desejo feliz dia do músico pra todo mundo, pra galera aí que me acompanha, pra galera da música, valeu! tamo junto!”.
Toda a equipe do Jornal Sou de Palmas deseja um ótimo dia para todos os profissionais da música, em especial, aos músicos palmenses, que com muito esforço e dedicação trazem muita alegria e amor a todos os fãs do Tocantins. Feliz dia do músico!