Pane
- Publicidades -
De acordo com informações de servidores da Secretaria Estadual da Educação no Tocantins, continua o problema técnico que ocasionou na perda de dados do Sistema de Gestão Escolar (SGE-Seduc). Por isso, os professores da rede estadual tiveram dificuldades para lançar provas e trabalhos, além de corrigir e lançar os dados.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), já havia se manifestado sobre o assunto. “Os trabalhadores não podem pagar, nem serem penalizados pelo erro da administração”.
Polêmica: livros didáticos
Capítulo 1–Continua novela com o edital dos livros didáticos que permitia erros e a falta da exigência de referências bibliográficas nas obras escolares, além do combate à violência contra a mulher e a promoção da cultura quilombola.
Capítulo 2 – Após a exonerar o presidente interino do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rogério Fernando Lot, o ministro da Educação, Ricardo Vélez, pretende nomear um coronel da reserva do Exército, Sebastião Vitalino da Silva. De acordo com informações de técnicos e educadores do MEC, o militar não tem experiência em educação básica para assumir o cargo na coordenação-geral de materiais didáticos da SEB (Secretaria de Educação Básica) do MEC, responsável pela seleção dos livros didáticos e que serão comprados pelo governo federal e distribuídos às escolas públicas do país.
Capítulo 3 – Além disso, o ministro Ricardo Vélez, decidiu nomear em cargos estratégicos do MEC, seus ex-alunos ou até mesmo pessoas que não são técnicos na área educacional. Um deles é, Murilo Resende, um economista de 36 anos sem nenhuma especialização em educação para comandar a diretoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), maior vestibular do país.
Férias e finais de semana nas escolas
Após o governador de São Paulo, João Doria, anunciar, durante uma coletiva na última sexta-feira (11), que presidiários serão responsáveis pela pintura de cerca de 5.500 escolas públicas do estado, durante férias e fins de semana, o assunto ganhou repercussão. Teve aplausos, mas também teve internautas que duvidam da implantação e funcionamento do projeto.
Conselho Tutelar
Foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro a Lei 13.803, de 2019, que determina a notificação imediata aos conselhos tutelares, no caso de faltas escolares de alunos dos ensinos fundamental ou médio que ultrapassarem em 30% o percentual permitido pela legislação em vigor. Até então, o procedimento era previsto somente quando o número de faltas ultrapassasse o limite em 50%. Agora, as escola devem alertar Conselho Tutelar quando aluno atingir 30% do limite de faltas.
Desperdício no Pará
O governador eleito no Estado do Pará, Helder Barbalho, usou o Twitter na útlima sexta-feira (11) para mostrar algumas situações do sistema estadual de educação. “Hoje vistoriei o galpão da Seduc, onde encontrei várias irregularidades como mais de 2 mil extintores de incêndio, adquiridos em 2015 e vencidos em 2016, além de mais de 7 mil livros, incluindo material didático de 2004 e centenas de cadeiras sem condições de uso”, pontuou o governante. A assessoria de comunicação do governador, confirmou também o desperdício de aproximadamente 100 toneladas de feijão que estavam estragados.
Matrículas Palmas
Começa nesta segunda-feira, 14, os cadastros para alunos novatos e transferências por interesses próprios, no novo Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas). A Prefeitura de Palmas não informou quantidade de vagas, porém, todas as 74 unidades educacionais da rede municipal estão recebendo novos cadastros. A novidade deste ano é que o cadastro também poderá ser feitos nas unidades do Resolve Palmas, uma excelente iniciativa para apoio aos pais ou responsáveis.
Para isso basta acessar: http://semed.palmas.to.gov.br/socef/. Quem tiver dúvidas poderá entrar em contato com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio dos telefones 3234-0211 ou 3234-0213. Todas as informações sobre como proceder para se cadastrar no SIMPalmas estão disponíveis na Portaria Nº 775/2018, publicada na Edição Nº 2.117, do Diário Oficial do Município, de segunda-feira, 05 de novembro.