29 de fevereiro de 2024 09:48

Cotidiano em destaque

ARTIGO | VIOLÊNCIA ESCOLAR X DIREITOS HUMANOS

Publicado em

ARTIGO | VIOLÊNCIA ESCOLAR X DIREITOS HUMANOS

A última pesquisa do DataSenado apontou o incrível percentual de 90% de pais e responsáveis por alunos, que estão tomados por grande medo de seus filhos sofrerem algum tipo de violência na escola. Isso se deve, é claro, em sua maioria por causa de como os índices de ocorrência e casos de violências à alunos e professores têm crescido nos últimos anos.

A violência escolar é um fenômeno complexo e preocupante que afeta a vida de milhões de estudantes em todo o mundo. Ela pode se manifestar de várias formas, desde bullying e agressões físicas até discriminação e exclusão social. Nesse contexto, os Direitos Humanos desempenham um papel fundamental, fornecendo princípios e valores que podem orientar a promoção de uma cultura de paz nas escolas.

Leia Também:   [VÍDEO] Influencer é agarrada e beijada por homem desconhecido enquanto gravava comercial na rua

Os direitos das crianças são fundamentais para seu desenvolvimento pleno e saudável. Dentre os direitos principais da criança, destacam-se a educação, a saúde e a moradia. Estes direitos são reconhecidos internacionalmente como fundamentais para o bem-estar e a dignidade de cada criança.

Entretanto sabemos que a violência escolar, não começa na escola. A escola é uma extensão, ou seja, um recorte da sociedade, dessa forma, tudo o que vemos na escola é de alguma forma o que está acontecendo na sociedade como um todo, partindo das próprias famílias, que são o primeiro núcleo ao qual a criança é introduzida, quando nasce.

Dentre os tipos de violência mais comuns no contexto escolar estão: violência física, violência psicológica, violência institucional e negligência e abandono. Todos, em suma têm alguma relação com a realidade vivenciada entre as famílias.

O nosso desafio enquanto seres humanos, se trata de buscamos caminhos pacíficos de convivência em nossos lares e as próprias redes sociais, alinhado com políticas públicas de qualidade, que garantam nossos direitos enquanto indivíduos.

Professor Wesley Santos
Pesquisador, Pedagogo

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana