Os alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ficaram revoltados com a mudança divulgada pela Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb). É que ao fazer o recadastramento obrigatório do cartão especial 090, que dá acesso gratuito aos estudantes matriculados na UFT, o número de passes será reduzido de seis para dois ao dia. Segundo o sindicado, a mudança é para evitar fraudes.
- Publicidades -
Isso significa que os universitários que fazem o trajeto para o campus só poderão ir e voltar, sem pagar, uma única vez no dia. Um anúncio fixado nos veículos informa que os alunos que não fizeram o recadastramento até o próximo dia 15 setembro terão a carteirinha bloqueada.
A estudante de administração, Cristina Queiroz, acredita que muitos estudantes serão prejudicados com a mudança. “Tenho disciplinas de manhã e à noite e trabalho no turno vespertino fora da UFT. Como que vou pela manhã e volto depois? Como que eu faço? Agora vou ter que pagar?”, disse indignada.
A notícia se espalhou rapidamente nas redes sociais e deixou universitários revoltados.
O outro lado
O superintendente da Seturb, Rone Von Pinto da Silva, confirmou a redução de passagens em um vídeo publicado em uma rede social e informou que a medida é para evitar o uso indevido do benefício. Disse ainda que vai estudar casos individualmente dos alunos que comprovarem a necessidade de mais passagens ao dia.
“Nós identificamos a utilização de um aluno de até 24 vezes em um único dia. Isso gera um problema sério para o sistema e é necessário que a gente faça a atualização cadastral para eliminar esse tipo de problema”, explicou o superintendente.
Rone Von disse que alguns casos serão analisados. “Aquele aluno que eventualmente tiver a necessidade de utilizar mais de duas vezes, ida e volta, deverá apresentar o comprovante de matrícula junto ao Seturb e fazer prova de que precisa e a ele será liberada uma cota individual para atender a necessidade dele”, disse.
Recadastramento
O Seturb divulgou que o serviço de recadastramento será feito em três locais: na sede principal do sindicato, na Quadra 104 Sul e nos Resolve Palmas de Taquaralto e do Shopping Capim Dourado.
Os alunos precisam se apresentar levando o cartão de transporte e um comprovante de matrícula. Os cartões que não forem revalidados vão ficar bloqueados a partir do dia 15 de setembro. Mais informações podem ser obtidas no site da Seturb.