13 de junho de 2024 08:00

Editorial

“WEWE”: Websérie documenta luta de indígenas recém-declarados ou sem territórios demarcados no Tocantins

Publicados

sobre

"WEWE": Websérie documenta luta de indígenas recém-declarados ou sem territórios demarcados no Tocantins
A previsão de lançamento é para o segundo semestre deste ano - Foto: Ana Cláudia Cardoso/ Divulgação

Tocantins – Os povos indígenas no Tocantins, apesar de amparados pela Constituição brasileira, continuam lutando incansavelmente por seus direitos fundamentais como saúde, educação e o respeito às suas celebrações culturais. Esta luta é intensificada para aqueles não originários da região, recém-declarados ou ainda sem territórios demarcados.

Websérie “WEWE”

A websérie “WEWE: Histórias de Indígenas Recém-Declarados no Tocantins”, sob a direção de Mariah Soares, doutoranda em cinema e jornalista, busca dar voz e visibilidade aos povos Kanela, Atikum Umã, Guarani e Pankararu. Com filmagens já iniciadas em Gurupi, a série documental pretende explorar, através de testemunhos diretos dos indígenas, suas lutas e desafios pela reconhecimento de suas identidades. A previsão de lançamento é para o segundo semestre deste ano, com exibição na TV aberta e ao público em geral.

Importância do projeto

O projeto não apenas registra histórias significativas, mas também visa contribuir para a efetivação do respeito e inclusão dessas culturas na formação da sociedade brasileira. Thorkã Kanela, consultor indígena do projeto, destaca a importância da representação e visibilidade, comparando o processo de reconhecimento dos povos indígenas às transformações de uma borboleta, que embora muitas vezes desprezada na fase de lagarta, transforma-se em algo admirado por todos.

Sob o patrocínio da Lei Paulo Gustavo e o apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins, a websérie é uma realização do programa Mosaicos do Tocantins. Com a crescente visibilidade proporcionada pelo projeto, espera-se que as políticas públicas se tornem mais inclusivas e reconheçam a identidade e direitos desses povos indígenas recém-declarados.

 

Ficha técnica:

Realização: Programa Mosaico do Tocantins

Direção-Geral e Roteiro: Mariah Soares

Co-direção e consultoria: Célio Kanela

Co-produção e Direção de Fotografia: Krahô Filmes

Pesquisas e Entrevistas: Mariah Soares e Célio Kanela

Produção Executiva: Andrea Lopes

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Administração e Prestação de Contas: Andrea Lopes e Cinthia Abreu

Assistente de Produção: Marcos Kastro e Ana Cláudia Cardoso

Produtores de Campo nas comunidades: Lorrayne Atikum, Ana Luísa Kanela, Genilson Pankararu e Ivan Guarani

 

Anúncio

Mais Vistos da Semana