A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou o encerramento das operações do Documento de Ordem de Crédito (DOC) nesta quinta-feira, 29. Paralelamente, a Transferência Especial de Crédito (TEC), serviço voltado para empresas no pagamento de benefícios a empregados, também foi descontinuado. Até o último dia 15 de janeiro, os bancos aceitavam solicitações de DOC e TEC, com agendamentos permitidos até o dia do encerramento.
- Publicidades -
O DOC, com um limite de transação de até R$ 4.999,99, e a TEC não sofreram alterações nas limitações de valores em comparação com a Transferência Eletrônica Direta (TED), que continua ativa. Enquanto o DOC tinha um período de compensação de um dia útil, a TEC garantia a transferência no mesmo dia da ordem.
Mudança nos hábitos de pagamento
Esta mudança reflete a evolução nos hábitos de pagamento dos brasileiros. Desde a introdução do PIX pelo Banco Central em novembro de 2020, a preferência por meios de pagamento instantâneos e sem custo tem crescido exponencialmente. Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, observa uma queda contínua na utilização de DOC e TEC, com o PIX assumindo a preferência dos clientes pela sua gratuidade, rapidez e limite de transação superior.
Um levantamento realizado pela Febraban revelou que o DOC não se encontrava entre os cinco principais métodos de pagamento em 2023, sendo superado pelo PIX, cartões de crédito e débito, boletos, TED e cheques.