O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizará, no próximo 1º de abril às 15h, a cerimônia de posse de cinco novos promotores de Justiça substitutos. O evento, que acontecerá na sede do MPTO, contará com a presença dos membros do Colégio de Procuradores de Justiça para a formalização das nomeações.
- Publicidades -
Os profissionais que assumirão as novas vagas são Célio Henrique Souza dos Santos, Jorge Jose Maria Neto, Lucas Abreu Maciel, Vicente Jose Tavares Neto e Virginia Lupatini. Todos foram aprovados no 10° Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Tocantins, uma seleção que contou com a participação de 1.316 candidatos e foi concluída em 2022 após seis etapas.
Este concurso faz parte de uma série de iniciativas do MPTO visando aprimorar a estrutura e os serviços prestados pela instituição, sobretudo nas regiões mais distantes da capital. Com a homologação dos resultados em outubro de 2022, o processo seletivo superou as expectativas iniciais, preenchendo mais vagas do que o previsto e contribuindo significativamente para o fortalecimento do quadro funcional do Ministério.
A nomeação destes cinco novos promotores vem após a posse de outros seis candidatos, ultrapassando a meta inicial de sete vagas. Estes profissionais passarão por um período de dois anos como substitutos, durante o qual seu desempenho será avaliado para efetivação permanente na carreira. Atualmente, o MPTO é composto por 99 promotores de Justiça e 12 procuradores, e ainda está com um concurso em andamento para preencher 54 vagas de níveis superior e médio, além da formação de cadastro reserva.