Uma projeção feita por estatísticos, da Associated Pressm na manhã desta quarta-feira (6), aponta a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos, sinalizando seu retorno ao poder em 20 de janeiro de 2025. Embora a contagem oficial de votos nos EUA leve mais tempo e cada estado seja responsável pela apuração, as projeções têm sido aceitas pelos americanos como indicativos confiáveis do resultado final, e Trump é dado como vencedor.
- Publicidades -
Esse retorno marca uma situação inédita, pois ele será o primeiro presidente eleito com uma condenação judicial.
Processos e condenação
Caso a projeção seja confirmada, Trump começará seu segundo mandato com o apoio da maioria republicana tanto na Câmara quanto no Senado, o que pode fortalecer sua agenda. Mesmo reeleito, ele enfrenta uma série de processos judiciais, incluindo acusações de fraude contábil e tentativas de interferir no resultado das eleições de 2020. Há a possibilidade de que ele tenha que governar sob restrições se for condenado em um dos processos em andamento.
Em seu primeiro mandato, Trump já havia tomado decisões polêmicas, como a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris e a tentativa de construir um muro na fronteira com o México. Ele também consolidou o apoio da ala mais conservadora do Partido Republicano ao nomear três juízes para a Suprema Corte e adotar cortes de impostos para grandes corporações.
Empresário
Fora da política, Trump é conhecido como empresário de sucesso e personalidade de TV. Sua carreira no reality show “O Aprendiz” ajudou a estabelecer a marca Trump, que hoje é associada a uma vasta rede de hotéis, cassinos e empreendimentos imobiliários.