Nesta segunda-feira , 1º, o Pastor Claudemir Lopes estreou o seu podcast ‘Isso Pod, Pastor?’, com o objetivo de dialogar sobre temas que envolvem religião e questões sociais. O programa contará com entrevistas a pastores, lideranças religiosas e a comunidade em geral.
- Publicidades -
O primeiro episódio teve como convidado o pastor José Hilton Gomes, do distrito de Taquaruçu. A edição do programa ficará disponível na tarde de hoje, no canal do Pastor Claudemir Lopes no YouTube: Isso Pod, Pastor?.
História de vida do Pastor Claudemir Lopes
É natural de Miracema do Tocantins, embora tenha sido registrado em Tocantínia, onde passou sua infância e adolescência em uma região de fazenda. Sua jornada educacional começou aos 13 anos, quando se mudou para Miracema em busca de estudos. Em 1991, aos 19 anos, Claudemir Lopes fez uma mudança significativa em sua vida ao se mudar sozinho para Palmas, a capital do Tocantins, com apenas uma bolsa nas costas e muitos sonhos a realizar.
Compromisso com a fé e o próximo
Nos primeiros meses em Palmas, Claudemir Lopes morou com um amigo na Arse 61 e trabalhou com vendas. Posteriormente, muito dedicado à igreja e ainda com 19 anos, ele se mudou para uma região de chácaras, no norte da Capital, conhecida até nos dias atuais como Jaú, para realizar um trabalho missionário e social. Durante esse período, enfrentou desafios após a destruição de um templo de palha por um incêndio e realizou longas caminhadas para atender a comunidade local. Ele ficou nessa região por cerca de um ano e meio, estabelecendo fortes laços com moradores. Com muito esforço e dedicação, conseguiu entregar para os populares do setor várias igrejas, articulou com o governo a construção de uma escola estadual e também intermediou a ida de maquinários para melhorar a infraestrutura do local.
Construindo uma família
Após sua experiência no Jaú, Claudemir Lopes se mudou para a Arno 32, onde continuou seu trabalho social e evangelístico. Foi nessa época que conheceu sua esposa Silvana Evangelista, com quem se casou em 1996. O casal tem quatro filhos: Ruben, Beatriz, Claudemir Filho e Emanuel.
Liderança e expansão dos trabalhos
Em 2002, a família se mudou para outra região da capital, a 1203 Sul, onde Claudemir Lopes liderou trabalhos sociais e de evangelização bem-sucedidos. Durante sua estadia na localidade, ele se aproximou da Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas (OMEP) e, em 2004, foi eleito presidente da organização. Sob sua liderança, a OMEP construiu sua sede própria e trabalhou na regularização dos terrenos de dezenas de igrejas, de diversas denominações, além de facilitar o acesso a recursos para eventos religiosos.
Com a experiência adquirida na OMEP, Claudemir Lopes desempenhou um papel fundamental na fundação da Comadetins em 2009, uma convenção que reúne igrejas de várias partes do Tocantins. A convenção cresceu significativamente sob sua liderança, passando de sete igrejas sedes para cerca de 90, com mais de 200 filiais no estado.
Resiliência em tempos de pandemia
Durante a pandemia de COVID-19, Claudemir Lopes enfrentou desafios significativos, mas também viu oportunidades para ajudar a população em tempos difíceis. Ele articulou parcerias com empresários e comerciantes para entregar cestas básicas às famílias carentes e profissionais que ficaram sem trabalhar devido às restrições, além de ajudar com medicamentos.
Engajamento político
No campo político, Claudemir Lopes, então suplente de vereador, tomou posse em 2010 na Câmara Municipal de Palmas. Sua atuação parlamentar focou em diversas frentes, visando atingir um amplo espectro de eleitores, mas principalmente o segmento evangélico.
Após a experiência no legislativo e o contexto de crise política da época, Claudemir sentiu-se desacreditado e acabou se afastando da política. Anos depois, já em 2022, o líder religioso recebeu um chamado de Deus, que o trouxe novamente para o mundo político. Ele disputou uma cadeira no Senado Federal e, com o apoio de seus familiares e fiéis seguidores, conquistou 20.704 votos, tendo destaque em Palmas, onde obteve 7.189 votos.
Legado e reconhecimento
Em 2023, em sessão solene em homenagem aos 28 anos da Ordem dos Ministros do Evangelho de Palmas e Tocantins (OMEP-TO), na Câmara Municipal de Palmas, Claudemir Lopes foi homenageado em decorrência do excelente serviço prestado quando foi presidente da organização por três mandatos. Tendo quase 30 anos de casamento com Silvana Evangelista Lopes e uma longa estrada de evangelização, pastoreio e missões, a vida do Pastor Claudemir Lopes é um testemunho do poder do Evangelho de Cristo, do compromisso em ajudar o próximo e da liderança pelo exemplo.