13 de maio de 2024 07:24

Editorial

Novo concurso dos Correios: Cronograma e data de publicação do edital são anunciados; confira

Publicados

sobre

Novo concurso dos Correios: Cronograma e data de publicação do edital são anunciados; confira
O último edital da estatal foi publicado em 2011 - Foto: Divulgação

Brasil – Os Correios, principal empresa de logística e entrega de encomendas no Brasil, divulgaram as fases programadas para o seu próximo concurso público.

A divulgação foi feita durante uma reunião com as federações que representam os trabalhadores da empresa, na última terça-feira (2).

Cronograma

  • março a julho

O cronograma estabelece que de março a julho ocorrerá o planejamento do concurso e o processo de escolha da banca organizadora por meio de licitação.

  • agosto, setembro e dezembro

Em agosto, está prevista a contratação da empresa responsável pelo concurso, seguida pela publicação do edital em setembro e o início das contratações em dezembro.

Apesar da divulgação do cronograma, ainda não há mais detalhes sobre os cargos que serão ofertados no novo concurso.

Divisão de editais?

Em uma reunião realizada em janeiro, o presidente dos Correios apresentou a ideia de lançar dois editais distintos para o próximo concurso público da empresa.

  • Foco no SESMT

O primeiro edital focará exclusivamente no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). A seleção buscará preencher vagas para profissionais de níveis técnico e superior, incluindo médicos, engenheiros, enfermeiros, técnicos e auxiliares.

  • Segundo edital

O segundo edital promete abranger as demais áreas da empresa, oferecendo vagas para candidatos de níveis médio e superior.

Espera-se que para o nível médio, posições como agente de Correios (carteiro, atendente comercial e suporte) sejam disponibilizadas. Já para o nível superior, o edital deve incluir uma ampla gama de especialidades, desde administradores e advogados até psicólogos e técnicos em comunicação social.

Último edital

Vale lembrar que o último edital para carteiro foi publicado em 2011. Desde então, a companhia tem enxugado seu quadro de funcionários.

Retirada da lista de privatizações

A estatal, que foi removida da lista de privatizações no primeiro dia de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Conforme os Correios, a diretoria vem restabelecendo o diálogo com as representações sindicais e reativando cláusulas importantes do Acordo Coletivo de Trabalho, anteriormente suprimidas. Além disso, um acordo coletivo foi assinado diretamente em negociação, garantindo um reajuste salarial de quase 12% para parte dos funcionários, que não ocorria há sete anos.

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana