O Diário Oficial da União divulgou nesta sexta-feira (8) uma nova portaria do Ministério dos Transportes, assinada pelo ministro Renan Filho. A portaria n° 241 diversifica métodos de pagamento de pedágios em estradas federais sob concessão privada e a medida está prevista para começar em 90 dias.
- Publicidades -
Essa política obriga as concessionárias de rodovias a oferecerem aos usuários alternativas de pagamento da tarifa de pedágio, incluindo o PIX e outros sistemas semiautomáticos de pagamento.
A iniciativa busca diminuir as filas nas praças de pedágio e simplificar o processo de pagamento para os motoristas, visando maior eficiência e praticidade na arrecadação das tarifas.
O ministro Renan Filho destacou, por meio de uma publicação em rede social, a importância da medida para a agilização dos pagamentos em pedágios e a consequente redução no tempo de espera, além de promover maior conveniência para os condutores.
Sobre a regulamentação, a portaria delega à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a tarefa de definir quais cabines em cada praça de pedágio deverão aceitar, obrigatoriamente, pelo menos um método de pagamento eletrônico, seja através de cartões bancários ou aplicativos móveis.