Brasil – A partir desta quarta-feira (24), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começarão a receber a primeira parcela do 13º salário. Tradicionalmente paga em agosto, a antecipação do abono anual foi uma decisão do governo federal, que beneficiará 33,6 milhões de segurados.
- Publicidades -
A movimentação prevista com o pagamento da primeira parcela é de aproximadamente R$ 33,68 bilhões, impactando positivamente a economia.
Cronograma de pagamento
O calendário de pagamento é organizado pelo número final do cartão de benefício dos segurados, desconsiderando o dígito verificador. A primeira parcela, que corresponde a 50% do abono anual, é livre de desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), que só será aplicado na segunda parcela. Os pagamentos, que também incluem o benefício mensal de abril, ocorrerão entre 24 de abril e 8 de maio. A segunda parcela do 13º está programada para ser paga junto aos benefícios de maio.
Quem recebe?
O abono é destinado a todos que receberam algum benefício da Previdência Social em 2024, como aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, pensão por morte, entre outros. Benefícios temporários receberão um valor proporcional ao tempo de benefício no ano. Importante notar que beneficiários do salário-maternidade recebem o 13º proporcionalmente e junto à última parcela do benefício, enquanto os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito ao 13º.
Os beneficiários podem verificar detalhes dos pagamentos por meio do portal e aplicativo Meu INSS, onde é possível acessar o extrato de pagamento. Além disso, a central telefônica 135 oferece suporte para consultas de segunda a sábado.