A Receita Federal surpreendeu os contribuintes ao antecipar a disponibilidade do programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024. Originalmente programado para ser liberado apenas na sexta-feira (15), o software agora está acessível a partir desta terça-feira (12). Contudo, essa facilidade é exclusiva para os contribuintes que possuem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br, enquanto os demais deverão aguardar até a data inicialmente prevista.
José Carlos Fonseca, o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, destacou que essa antecipação tem como objetivo principal oferecer ao contribuinte a chance de revisar as informações com antecedência. Isso possibilita a preparação e, se necessário, a obtenção de documentações adicionais que possam ser requeridas para o preenchimento correto da declaração.
Mudanças na declaração do Imposto de Renda de 2024
O período para entrega da declaração do Imposto de Renda deste ano inicia-se às 8 horas da próxima sexta-feira, estendendo-se até o último minuto do dia 31 de maio. A expectativa da Receita Federal é de que o número de declarações recebidas alcance a marca de 43 milhões, superando as 41.151.515 declarações entregues no ano anterior.
Vale ressaltar que a declaração de 2024 incorpora algumas alterações significativas. Uma das principais mudanças se deve ao novo limite de isenção, implementado no último ano, que resultou no aumento dos valores para rendimentos isentos, não tributáveis e do patrimônio mínimo necessário para declarar o Imposto de Renda. Por outro lado, os limites para as deduções permaneceram inalterados, mantendo os valores previamente estabelecidos.