Palmas – Neste sábado, das 8 às 17 horas, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) promove o Dia D de vacinação contra a dengue. Dez Unidades de Saúde da Família (USF) estarão abertas em diversos pontos da cidade, de norte a sul, especificamente para imunizar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Além da vacina contra a dengue, imunobiológicos de rotina para outras faixas etárias também estarão disponíveis.
- Publicidades -
Esquema vacinal e restrições
A vacina contra a dengue, agora parte do calendário de vacinação rotineira, requer duas doses com um intervalo de três meses entre elas. Aqueles que tiveram dengue recentemente devem esperar seis meses antes de tomar a vacina. Gestantes, lactantes e indivíduos com imunodeficiência estão entre os que não estão aptos a receber a vacina.
Critérios de ampliação
Segundo Meire Pereira, diretora de Vigilância da Semus, a faixa etária para aplicação da vacina Qdenga continuará sendo entre 10 e 14 anos. Essa decisão segue a Nota Técnica do Ministério da Saúde, que recomenda a ampliação do público apenas em locais que possuam lotes da vacina com validade até 30 de abril deste ano, condição que Palmas cumpre.