As vendas de ingressos para um grande show em Palmas estão repercutindo nas redes sociais durante esta quarta-feira (16). Internautas comentaram inúmeras reclamações e até denúncias para o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Tocantins.
- Publicidades -
Longas filas tomaram conta dos pontos de vendas e a produtora do evento divulgou que dois lotes foram esgotados em menos de duas horas.
Cambismo
Há relatos de que nas filas estavam presentes muitos cambistas que comprando cerca de 700, 200, 300 ingressos de uma só vez.
O cambista adquire diversos ingressos de uma só vez, muitas das vezes esgotando os ingressos disponíveis na bilheteria, para se valer da alta demanda e revender os ingressos por duas, três ou até mais vezes mais caro do que o valor original do ingresso.
A prática é criminosa, conforme disposto no artigo 2º, IX, da Lei nº 1.521/51, que trata sobre os crimes contra a economia popular. A pena para esses casos varia entre seis e dois anos de prisão e multa.
Repercussão
No twitter, um internauta fez uma comparação dos preços cobrados para o mesmo tipo de evento em outros locais: ”Palmas ultrapassa o valor nas outras cidades em apenas 5 horas de venda”, comentou.
Agora vejam só essa: Analisando o valor do ingresso do show do Jorge e Mateus em Palmas e comparando com shows em outras cidades, Palmas ultrapassa o valor nas outras cidades em apenas 5 horas de vendas! Entre os shows tem até Alok e é mais barato que aqui! 🥲 pic.twitter.com/H5Fa1905GT
— Jesus Tocantinense (@Jtocantinense) August 16, 2023
A situação rendeu até memes nas redes sociais.
Comprei o ingresso do Jorge e Mateus em palmas e ainda veio o ônibus deles de brinde 🤩 pic.twitter.com/drF0NX5SvM
— 𝕽𝖔𝖉𝖗𝖎𝖌𝖔 (Tadeuzim)🪩 (@Rodrigoscoelho1) August 16, 2023
Além disso, muitos alegaram que a organização do show publicou que a venda começaria por volta de 12h, mas em torno de 9h as entradas já estavam liberadas.
Valores atuais
Já no quarto lote, neste momento o valor da entrada inteira custa R$ 360,00 com as opções do preço pela metade com um 1kg de alimento não perecível ou pagando como estudante.
O que diz o Procon
Como Órgão de Defesa do Consumidor, com poder de fiscalizar a notificar em caso de irregularidades que prejudiquem os consumidores, o Procon foi procurado pelo Jornal Sou de Palmas para esclarecer a situação.
Conforme o Órgão, a produtora foi acionada para dar informações sobre a venda de ingressos e maior transparência com relação aos interesses do consumidor.
Também contatada pelo JSP, a organização do evento ainda não deu retorno sobre o ocorrido até o momento.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820