28 de abril de 2024 04:15

Editorial

ARTIGO | SEU INSTA PAROU, E AGORA?

Publicado em

ARTIGO | SEU INSTA PAROU, E AGORA?
Reflexões sobre a Dependência das Redes Sociais e a Exposição Online. Foto: Divulgação

No início da tarde de ontem os servidores da Meta, empresa responsável pelo Instagram e Facebook apresentaram falhas, deixando milhões de usuários incapazes de acessar os aplicativos. Muitas pessoas encararam de forma tranquila, mas outras quase entraram em colapso emocional, por que isso acontece? O auto marketing e a exposição nas redes sociais é o meio que mais movimenta as relações atualmente, tudo parece acontecer primeiramente no ambiente digital, para depois se manifestar em meio às conversas do intervalo do trabalho, nos pontos de ônibus, nas calçadas das lojas, filas dos bancos e sala de espera dos consultórios.

É a inversão do que já foram as relações, que primeiramente aconteciam na vida real, depois eram postadas, hoje, comenta-se sobre o que passou no Big Brother ou outro desses reality show, sobre aquela fofoca daquela celebridade, mas o que tem demais nisso?

Leia Também:   AGORA: Prefeitura e Copese divulgam gabarito definitivo do concurso e respostas aos recursos

Esse sentimento de que o mundo só acontece nas redes sociais, gera uma impressão de que “se eu não tiver conteúdo postado, eu não existo, enquanto ser relevante”, assim as plataformas são inundadas todos os dias com milhares de dados pessoais, entre fotos, vídeos, opiniões em comentários, todos querem de alguma forma “estar lá”. Essa dependência só é notada quando situações como a que ocorreu ontem nos mostram o quanto estamos imersos nessa necessidade de estar online.

Essa dependência não apenas afeta a forma como nos percebemos individualmente, como também influencia as dinâmicas sociais e até mesmo econômicas. Empresas, por exemplo, agora dependem fortemente do marketing digital e da presença nas redes sociais para alcançar e engajar seu público-alvo.

Leia Também:   Trágico: Incêndio mata 10 pessoas em pousada de Porto Alegre; VEJA VÍDEO

No entanto, é importante ponderar sobre os efeitos negativos dessa dependência excessiva. Ela pode levar a uma sensação de desconexão da realidade, criar uma pressão constante para manter uma presença online que corresponda às expectativas dos outros, e até mesmo contribuir para problemas de saúde mental, como ansiedade e baixa autoestima.

Portanto, enquanto as redes sociais e o marketing digital continuam a desempenhar um papel significativo em nossa sociedade contemporânea, é fundamental encontrar um equilíbrio saudável entre nossa vida online e offline, reconhecendo que nossa existência e relevância vão muito além do que é retratado nas telas digitais.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana