Você é o tipo de pessoa que pensa sobre questões existenciais? Acredita que há um propósito para sua vida e que viver no Tocantins, na cidade onde mora, trabalhando onde trabalha e convivendo com as pessoas de seu ciclo social, tem algum sentido que não está sob seu controle?
- Publicidades -
Nós, seres humanos somos indivíduos angustiados, pois sabemos mais do que devemos e menos do que precisamos. Mais do que devemos, porque sabemos de nossa mortalidade, enquanto a maioria dos outros animais não fazem ideia de que um dia partirão, nós por outro lado passamos a vida inteira confrontando essa realidade de que um dia não estaremos mais aqui. Entretanto sabemos menos do que precisamos, porque o “outro lado” ainda é muito incerto para nós, então acabamos nos tornando seres religiosos.
Esse fato sobre nossa existência é tão importante quanto saber sobre o resultado do jogo que seu time estava disputando, pode até parecer para muitas pessoas que não é importante ou não deveria ser, mas para você, enquanto indivíduo, importa bastante. Por esse motivo, convido você a refletir sobre sua vida e suas projeções futuras, o que se imagina está fazendo daqui 10 ou 15 anos? Estará plenamente realizado, pessoalmente e profissionalmente? Sabemos que viver é mais do que respirar oxigênio e liberar gás-carbônico, então, você está vivendo de fato ou apenas sobrevivendo?
Desde a busca pelo propósito da vida até a contemplação da mortalidade e do desconhecido, essas questões nos levam a refletir sobre o significado mais profundo de nossa existência. Enquanto buscamos respostas, é importante lembrar que a jornada da vida é única para cada um de nós, e que encontrar significado e propósito pode ser uma busca contínua e pessoal. Independentemente das incertezas que enfrentamos, é na jornada em si que muitas vezes encontramos as respostas mais significativas e gratificantes.
Talvez você seja apenas um simples tocantinense comum, vivendo sua vida simples, indo para seus afazeres diários todas as manhãs, com pouco tempo para pensar sobre questões mais profundas, mas desde o momento em que abre seus olhos, você inspira e transpira religião, de uma forma ou de outra, o que me lembra: Está chegando a Páscoa!