A 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, conhecida como Agrotins 2023, está se aproximando e já possui uma taxa de ocupação de 98% nos espaços para estandes. Empresas de maquinários, bancos com linhas de crédito, concessionárias de veículos voltados para o campo, institutos de pesquisa e outras apresentarão produtos, serviços e tecnologias voltadas ao agronegócio.
- Publicidades -
A feira ocorrerá de 16 a 20 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas, com o tema Compliance no Agro. Comparado ao ano passado, houve um aumento de 25% de novos expositores, e mais de 850 vitrines e parceiros participarão da feira.
O evento
O objetivo do evento é promover e desenvolver o setor agropecuário no Estado do Tocantins, com a expectativa de gerar um volume de negócios superior a R$ 2,5 bilhões e receber 180 mil visitantes nos cinco dias de evento.
O tema Compliance no Agro se refere ao conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.
No Brasil, o agronegócio é um dos pioneiros na criação de uma medida oficial para incentivar as empresas a desenvolverem uma cultura efetiva de Compliance, com a criação do selo Agro+Integridade pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2017.
Atividade ecológica
Além disso, a feira inova este ano com a política de Carbono Neutro, que reduzirá a emissão de gases poluentes durante o evento. A feira pretende neutralizar a emissão de carbono através do plantio de árvores, tornando o Tocantins o primeiro estado do Brasil a realizar uma feira com essa política. A iniciativa é importante porque as emissões de dióxido de carbono contribuem para a poluição, os eventos climáticos extremos e o efeito estufa.
A Agrotins é uma oportunidade para apresentar as inovações tecnológicas que tornam o setor agropecuário mais eficiente, com alta produtividade sustentável, tanto da agricultura quanto da pecuária. Grandes empresas do setor estarão presentes na feira, mostrando as tecnologias de produção e estrutura. A feira é realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), e é a maior feira agrotecnológica da região Norte do país.