8 de maio de 2024 08:46

Cidades

Volta às aulas | Em 2021, cerca de 3 mil crianças deixaram de ser matriculadas nas escolas de Araguaína

Publicados

sobre

Volta às aulas | Em 2021, cerca de 3 mil crianças deixaram de ser matriculadas nas escolas de Araguaína

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Araguaína informou que cerca de três mil crianças, em idade escolar, deixaram de ser matriculadas nas instituições da cidade em 2021. O estudo se baseou no ano de 2020, quando o município tinha 22 mil alunos. Atualmente, apenas 18,6 mil estudantes estão matriculados na rede municipal de Araguaína.

A situação acendeu um alerta para os educadores. “Assim como um doente deve procurar um local especializado, um médico, a criança para ter acesso à educação precisa se dirigir à escola e ter um especialista na área, que é o professor”, afirmou o superintendente municipal da Educação, Railon Gomes.

A preocupação é que pais possam ter deixado de matricular os filhos por medo de enviar as crianças às escolas durante a pandemia ou por estarem insatisfeitos com os resultados obtidos durante o período de ensino remoto. A prefeitura garantiu que está cumprindo as medidas sanitárias no retorno progressivo das aulas e disse que fará a desinfecção periódica das escolas. O modelo presencial foi retomado no começo de fevereiro no município.

Ainda não foi anunciado se será elaborada alguma lista com os alunos que deveriam estar matriculados na escola e não estão. A prefeitura lembrou que pais que não matriculam os filhos estão cometendo o crime de abandono intelectual. O ensino básico é obrigatório e gratuito dos 4 aos 17 anos.

Esta não é a primeira vez que a educação de Araguaína enfrenta dificuldades para manter o aprendizado dos estudantes. Em agosto de 2020 a prefeitura divulgou que mesmo com as aulas presenciais suspensas há quase cinco meses, cerca de 7 mil pais não tinham procurado as escolas para buscar as atividades remotas dos filhos.

A Secretaria de Educação de Araguaína destacou que as matrículas seguem abertas na cidade. Os pais devem ir até a secretaria da unidade de ensino entre 7h e 11h ou das 13h às 17h, levando a documentação necessária. Em caso de dúvidas, os pais podem entrar em contato com os setores pedagógicos da Secretaria da Educação, por meio dos telefones 3411-5609/ 3411-5646/3415-1989, para saber qual a escola ou creche mais próxima.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana