5 de maio de 2024 13:54

Cidades

Naturatins inicia monitoramento do pato-mergulhão no Jalapão; “símbolo das águas brasileiras”, a espécie é uma das mais raras do mundo

Publicados

sobre

Naturatins inicia monitoramento do pato-mergulhão no Jalapão;

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) começou neste mês os trabalhos de monitoramento e manejo do pato-mergulhão (Mergus octocetaseus). As atividades ocorreram entre os dias 2 e 5, nos dois ninhos da espécie, que estão localizados no Rio Novo, na área do Parque Estadual do Jalapão e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão.

O pato-mergulhão é uma das aves mais ameaçadas das Américas e uma das mais raras do mundo, tendo sido reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente como símbolo das águas brasileiras (Portaria nº 79, de 26 de março de 2018).

O responsável pela manutenção e o manejo do pato-mergulhão, o biólogo e inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Marcelo Barbosa, explica que as ações foram realizadas para incentivar o reuso de ninhos utilizados pela espécie em estações reprodutivas anteriores.:

“Assim, a principal tarefa foi a de manejar a entrada de acesso ao ninho de modo promover condições de novo uso no ninho manejado, já que a espécie costuma repetir o local de nidificação consecutivas vezes”,

observou.

As próximas atividades estão previstas para o período reprodutivo de 2023, dentre elas, a colocação de câmeras fotográficas (câmeras trap) para monitorar o uso dos ninhos pela espécie e captar a dinâmica de entrada e saída da fêmea ao local de nidificação, como também o nascimento dos filhotes.

Naturatins inicia monitoramento do pato-mergulhão no Jalapão;

O Naturatins desde 2007 desenvolve ações de conservação da espécie na região, sendo considerado por especialistas da espécie, um dos mais importantes trabalhos desenvolvidos pelo Instituto. – Foto: Divulgação

Também está previsto para esse ano um sobrevoo na área do Jalapão, principalmente nos cursos d’água que nascem na área da Estação Ecológica (ESEC) Serra Geral do Tocantins. O objetivo é verificar novos possíveis locais de ocorrência da espécie e avaliá-los quanto à sua potencialidade de abrigar novos casais do pato-mergulhão.

Barbosa observa que, além disso, o programa de monitoramento (Pro PaTO), coordenado pelo Naturatins, contará mais uma vez com a participação de especialistas com a espécie de outras organizações e apoiadores do programa, como a Fundação Pró-Natureza (Funatura) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).

Com a realização dos censos quase que anuais, os pesquisadores poderão ter uma ideia de como está a população da espécie que ocorre na região e através dessas informações propor e realizar medidas que visem a sua conservação na região.

O Naturatins desde 2007 desenvolve ações de conservação da espécie na região, sendo considerado por especialistas da espécie, um dos mais importantes trabalhos desenvolvidos pelo Instituto.

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana