Um homem de 35 anos, que não teve o nome divulgado pela prefeitura, se tornou a primeira pessoa a ser multada por não usar máscara de proteção contra o novo coronavírus em Araguaína. O uso do equipamento é obrigatório nas áreas públicas da cidade desde o dia 17 de abril. O morador que recebeu a multa foi autuado na rodoviária da cidade durante a manhã desta sexta-feira (8).
- Publicidades -
De acordo com a prefeitura, o homem se recusou a colocar a máscara mesmo após ser abordado pelos fiscais e por isso precisou ser multado. Os funcionários da prefeitura chegaram a oferecer um exemplar gratuito, mas mesmo assim ele continuou se negando. Os fiscais estavam acompanhados pela Polícia Militar, que auxiliou na ocorrência.
A multa da R$ 50 foi registrada usando o CPF do homem e será enviada pela Secretaria Municipal da Fazenda para o endereço do suspeito. Em caso de reincidência, a multa será dobrada, no valor de R$ 100. Caso haja um terceiro flagrante, o cidadão vai responder por crime contra a saúde pública. Todos os valores arrecadados com multas relativas às máscaras serão revertidos para o combate a pandemia.
Araguaína é a cidade mais afetada pela doença no Tocantins. Até esta sexta-feira (8), o município registra 194 casos confirmados de Covid-19. Após o ritmo de contágio se acelerar, a prefeitura decidiu endurecer as medidas de distanciamento social. A principal avenida comercial da cidade, a Cônego João Lima, está bloqueada para o trânsito e operações estão em andamento desdo o começo da semana para verificar o decreto de atendimento apenas para entregas e retiradas no comércio.