13 de maio de 2024 10:48

Cidades

Fraude nas vacinas: Prefeitura de Miracema informa que profissionais da saúde não verificaram dia e mês de nascimento do ex-prefeito Rainel Barbosa

Publicados

sobre

Fraude nas vacinas: Prefeitura de Miracema informa que profissionais da saúde não verificaram dia e mês de nascimento do ex-prefeito Rainel Barbosa

Os profissionais da saúde do município de Miracema do Tocantins, que aplicaram a vacina contra a Covid-19 no ex-prefeito da cidade, Rainel Barbosa Araújo, de forma indevida, informaram a Prefeitura que não verificaram o dia e o mês de nascimento do ex-gestor. Na data da aplicação da dose, Rainel ainda possuía 59 anos, sendo assim, não pertencente aos grupos prioritários.

Depois de ser vacinado, Rainel usou uma rede social para comemorar a aplicação do imunizante AstraZeneca. “Oba…..hj foi o meu dia de tomar a vacina contra a covid 19. Muito obrigado meu Deus, por permitir me chegar até aqui. Gratidão…”

A Secretaria de Saúde de Miracema afirmou, nesta sexta-feira (30), que o erro ocorreu no momento da triagem. “Quem fez a triagem alega erro, pois só observou o ano de nascimento e por isso acreditou que ele estaria na faixa etária da vacinação”.

Já a pessoa que vacinou Rainel alega que não tem responsabilidade de verificar os dados da pessoa, e apenas realiza a aplicação.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que ainda nesta sexta-feira deve ser publicada uma portaria instaurando sindicância administrativa para apurar o fato. A pasta disse que também que fará um levantamento de todas as vacinas aplicadas na cidade.

Rainel Barbosa foi eleito prefeito de Miracema do Tocantins no ano de 2000 para o mandato entre 2001 e 2004.

A aplicação

A vacina foi aplicada no último dia 21 de abril. Após postar fotos do momento da vacinação, o ex-prefeito foi questionado por moradores sobre a faixa etária que estava sendo imunizada. Ele respondeu os comentários afirmando que se encaixava no público com idade entre 60 e 65 anos.

Porém, como nasceu no dia 4 de junho de 1961, ele tem 59 anos e não é considerado idoso.

Em um dos comentários da foto uma pessoa pergunta: “Como assim? Já estão vacinando jovens?” Em seguida a esposa de Rainel Barbosa, Magda Borba, que também já foi prefeita da cidade, respondeu: “kkkkk daqui 2 meses já é idoso”.

Na postagem o ex-prefeito ainda afirmou que deve tomar a segunda dose da vacina no dia 21 de julho.

Na época Rainel Barbosa afirmou que estava na fila de vacinação e foi chamado a um posto de saúde. Ele acredita que recebeu a dose por ter pressão alta e problema no coração, que o obriga a usar um marcapasso. O Governo do Tocantins disse que o estado ainda não foi autorizado a vacinar pessoas com comorbidades e que “segue todas as recomendações do Plano Nacional de Imunização (PNI)”.

Os moradores de Miracema afirmam que Rainel Barbosa foi favorecido no mesmo dia em que muitos idosos, que são o público alvo da campanha, deixaram de ser vacinados por causa do baixo estoque de doses.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana