12 de maio de 2024 08:56

Cidades

Em entrevista, prefeito de Araguaína afirma que 23% dos leitos da cidade estão ocupados

Publicados

sobre

Em entrevista, prefeito de Araguaína afirma que 23% dos leitos da cidade estão ocupados

Araguaína teve um salto nas confirmações de Covid-19 nos últimos dias: na quinta-feira (23) tinha sete casos e no domingo (26) passou a ter 24. O avanço neste curto período fez o município, que foi um dos primeiros a flexibilizar a volta do comércio, adotar novas medidas de prevenção ao coronavírus. Durante entrevista à TV Anhanguera, o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) explicou que restrições ao comércio podem ser retomadas e disse que ampliou a testagem no município, além de estudar até restringir o número de pessoas em ambientes particulares como casas e chácaras.

O prefeito explicou que os decretos que flexibilizaram a abertura do comércio podem ser revistos quando o número de leitos alcançar uma maior ocupação. Isso porque o município estabeleceu um sistema de travas, que quando forem alcançadas restringem o funcionamento de alguns setores.

Quando metade dos leitos disponíveis para Covid-19 na cidade forem alcançados, por exemplo, o comércio geral sofrerá um fechamento da sua maior parte. No caso das academias e restaurantes, entre outros, o fechamento ocorrer se houver ocupação de 30% dos leitos da cidade.

“A evolução da ocupação dos leitos é que nos colocou em estado de alerta porque hoje nós estamos com 23% dos leitos ocupados. A maior parte, metade destes leitos, é por gente de fora. São caminhoneiros que estão passando por aqui e estão a cada dia mais se contaminando. Isso nos alerta para que amanhã ou depois essa atividade de academia e restaurantes pode ser bloqueada”, disse o prefeito.

“Se chegarmos a esses 50% de leitos ocupados aí é lockdown na cidade toda. Só atividades extremamente essenciais é que vão estar em funcionamento”, disse Dimas.
Também durante a entrevista o prefeito Ronaldo Dimas disse acreditar que há uma subnotificação em todo o país e passou a testar todas as pessoas com sintomas gripais. “Nós passamos dessa semana para cá a testar todos. Tanto é que o número de testado aumentou significativamente e aí consequentemente o número de infectados”, disse.

A prefeitura também estuda restringir o número máximo de pessoas em ambientes particulares como casas. “Estamos pensando em estipular isso em dez, foram as pessoas que moram ali porque infelizmente está havendo festinha para todos os lados. Nesse fim de semana teve informação de todos os lados, em chácaras, festas, por incrível que pareça, me chegou até festa de aniversário de cachorro.”

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana