Na segunda-feira (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para quase todo o estado do Tocantins, abrangendo 122 municípios, indicando um “perigo” de chuvas intensas. Esse alerta é válido desde as 10 horas de segunda-feira até as 10h de terça-feira (28), de março. Segundo o alerta, é prevista uma quantidade de chuva entre 30 e 60 mm/hora ou 50 e 100 mm/dia, bem como ventos intensos que podem chegar a 60 -100 km/h.
- Publicidades -
O aviso também destaca o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta laranja afeta diversos municípios, incluindo Abreulândia, Almas, Araguatins, Barrolândia, Bom Jesus do Tocantins, Caseara, Chapada da Natividade, Couto Magalhães, Lajeado, Lizarda, Monte do Carmo, Natividade, Palmas, Pium, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins, Tupiratins e Xambioá.
Risco à saúde
O Inmet orienta que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é recomendado desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, se possível.
O Inmet também divulgou outro alerta laranja com elevado grau de severidade, informando sobre o “perigo” para o “acumulado de chuva” em cinco cidades do estado. Os riscos potenciais são de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. As cidades que devem se atentar para esse alerta são Carrasco, Bonito, Itaguatins, Praia Norte, Sampaio e São Miguel do Tocantins.
O restante do estado do Tocantins, que não foi abrangido pelo alerta laranja, está contemplado no alerta amarelo, que indica um “perigo potencial” de chuvas intensas, com validade igual ao alerta laranja. Nesse alerta, há risco de chuva entre 20 e 30 mm/hora ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar a 40-60 km/h.
Há também um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os municípios que devem estar atentos ao alerta amarelo são Alvorada, Conceição do Tocantins, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Mateiros e Peixe. O Inmet divulga alertas em três cores: amarelo, laranja e vermelho, sendo que o amarelo é mais brando e aponta um “perigo potencial”, o laranja