13 de maio de 2024 23:37

Brasil

Quase 200 mil alunos do Tocantins se inscreveram para a 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; confira vantagens

Publicados

sobre

Quase 200 mil alunos do Tocantins se inscreveram para a 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; confira vantagens

A 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) no Tocantins registrou um total de 181.148 inscritos, oriundos de 714 unidades escolares de todos os municípios do estado. A competição, que acontece no dia 30 de maio para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio.

Com o objetivo de estimular o estudo da Matemática e contribuir para a melhoria da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar o seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas. A competição permite que os estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze participem do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC Jr) para promover seu desenvolvimento acadêmico.

Os estudantes que passarem para a segunda fase farão a prova em 7 de outubro, que será preparada conforme o grau de escolaridade. Serão distribuídas 500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata, 4500 medalhas de bronze e 4500 certificados de Menção honrosa. A premiação inclui professores, escolas e secretarias da educação. Os premiados serão divulgados em 20 de agosto.

A Obmep é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), além de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A educadora Flávia Rodrigues, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ressaltou a importância da participação nas olimpíadas escolares para motivar os alunos a estudarem mais os conteúdos específicos

“Os estudantes da Obmep têm a oportunidade de participarem do Programa de Iniciação Científica e de receber bolsas de estudos para ingressarem nos cursos de graduação, o que proporciona a ampliação do conhecimento e o contato com alunos de outros estados brasileiros”, explicou.

Os estudantes também poderão acessar materiais de estudos por meio das redes sociais da Obmep

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana