Nesta segunda-feira (16/10) o Rio Negro atingiu o seu nível mais baixo, o registro foi realizado em Manaus ás 5h40, a medida do índice apontou uma cota de 13,59 metros. Essa é a seca mais severa a ser registrada em mais de 121 anos (início do monitoramento dos níveis do Rio Negro).
- Publicidades -
Os dados indicam que a queda do nível, além de ser a maior, também está ocorrendo mais rapidamente. As estimativas sugerem que o rio continue a baixar nos próximos 10 dias, porque o período de estiagem na região amazônica deve durar até o final de outubro.
Quatro municípios que se localizam no canal principal do Rio Negro, dentre eles São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e a capital, Manaus, estão em situação de emergência. Novo Airão está em estado de alerta.
Governo estadual e municípios adotam medidas
Durante o mês de setembro, quando o rio atingia a marca de 16 metros, Manaus decretou estado de urgência. No mesmo período, o governo estadual e municípios têm trabalhado para que as regiões mais afastadas não sofram com o desabastecimento de água e mantimentos.
O governador Wilson Lima, acionou o governo federal para auxiliar na compra de cestas básicas e confecção de 30 poços artesianos na zona rural amazonense. A Força Aérea tem ajudado no transporte de insumos para as regiões ribeirinhas, afetadas por encontrar empecilhos no transporte fluvial.