Os termos “Educação Integral” e de “Tempo Integral”, parecem se tratar de sinônimos, mas não é bem assim. As duas concepções tratam de questões de grande importância e significado para a sociedade, entretanto, distintas em suas definições. Já que estamos em Palmas, uma capital com um número considerável de escolas de tempo integral, vale a pena conhecer os conceitos por detrás.
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Na capital do Tocantins temos as chamadas escolas de tempo integral (ETI’s), que funcionam há vários anos, atendendo famílias palmenses com atividades que vão por volta das 8h às 17h, dentre as aulas regulares, existem também atividades lúdicas, esportivas e de integração entre os alunos.
A Educação em Tempo Integral trabalha o desenvolvimento do aluno em “período integral” dentro da escola pública. Ela diz respeito ao tempo em que o indivíduo fica presente dentro da instituição independente de terem matérias além das regulares para o currículo.
Já a Educação Integral se trata de uma concepção que compreende a educação como aquela que deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões (intelectual, física, emocional, social e cultural) e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.
O seria, então, necessário para termos a tal educação integral? Essa ação iria requerer um planejamento cuidadoso e a colaboração de diversos setores. Algumas etapas a serem consideradas, seria: Engajamento da comunidade, envolvendo as famílias e a comunidade escolar, definir objetivos claros, por parte dos envolvidos, estabelecendo metas e meios para avaliar se estão progredindo. Desenvolver parceria com empresas interessadas nas propostas, treinamento de professores e capacitação para tal e por fim, mas não menos importante: Uma reestruturação do currículo escolar, a fim de desenvolver mais do que capacidades cognitivas, mas focar em aspectos socioemocionais e atividades extra classe.
Dessa forma, apesar de que promover educação em tempo integral seja algo muito relevante para a sociedade, o foco principal dos órgãos públicos e de suas políticas, deve ser fornecer a todos os alunos e famílias educação integral. Apenas com esse enfoque específico, teremos aquilo que mais buscamos, quando pensamos no futuro de nossos alunos e filhos: O desenvolvimento pleno do ser humano, em suas potencialidades, habilidades e competências.