Será neste sábado, 26, a partir das 8h30, a edição tocantinense do Bombeiro de Aço. O evento esportivo é tradicional entre os Corpos de Bombeiros Militares em todo o Brasil, e por meio das provas cronometradas, simula situações do dia a dia dos bombeiros. Em Palmas, vai reunir cerca de 70 atletas de oito estados e do Distrito Federal.
- Publicidades -
A estrutura da competição já está montada, em frente à sede da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), na Orla da Praia da Graciosa. No mesmo local, nesta sexta-feira, 25, será realizado o Congresso Técnico, para alinhamento das regras entre organizadores e atletas, às 15h30.
A Competição Bombeiro de Aço ocorre dentro de um circuito, onde as provas são cronometradas, começando com uma subida por uma plataforma de dez metros de altura. O detalhe é que todos os participantes usam as roupas de aproximação de combate a incêndio, como uniforme. O traje é composto por balaclava, capacete, gandola, calça, coturno, luvas e cilindro de oxigênio. Vence quem fizer no menor tempo e com menos erros durante o percurso.
O espaço é aberto ao público.
Quem participa da edição estadual busca ranking para classificação e, assim, poder participar do evento nacional, que será no início de outubro, em Gramado – RS, paralelo à realização do Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM).
O Bombeiro de Aço, em Palmas, terá premiação para os competidores da etapa nacional e estadual, que ocorrem simultaneamente, nas categorias Geral Masculino e Feminino, e categoria por Idade.
Além de bombeiros militares do Tocantins, os organizadores já confirmaram a participação de competidores das corporações representando o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Maranhão e Bahia. Ainda há inscritos representando a Polícia Militar do Tocantins.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820