Nesta sexta-feira (30), a Receita Federal liberou o segundo lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2023. Segundo informações do órgão, mais de 5,1 milhões de contribuintes receberão cerca de R$ 7,5 bilhões.
- Publicidades -
A restituição é um direito dos contribuintes que pagaram mais imposto do que deveriam durante o ano anterior. O pagamento ocorre em lotes, distribuídos no primeiro semestre, e segue uma ordem definida pela Receita Federal, segundo a declaração realizada pelos cidadãos.
Principais grupos aptos para receber
- Trabalhadores com renda fixa: Profissionais assalariados, celetistas e aposentados que têm desconto direto do Imposto de Renda em seus contracheques.
- Autônomos e profissionais liberais: Trabalhadores que recolhem o Imposto de Renda mensalmente através do “carnê-leão”.
- Investidores: Pessoas que possuem investimentos financeiros, como ações, fundos imobiliários e renda fixa.
- Empresários e proprietários de microempresas: Empreendedores tributados pelo lucro presumido ou pelo Simples Nacional.
É importante ressaltar que, para receber a restituição, os contribuintes devem ter cumprido todas as obrigações com a Receita Federal e não ter pendências cadastrais.
Calendário de restituição do Imposto de Renda de 2023:
1º Lote: 31 de maio
2º Lote: 30 de junho
3º Lote: 31 de julho
4º Lote: 31 de agosto
5º Lote: 29 de setembro
Para confirmar se a restituição foi liberada, os contribuintes podem usar o aplicativo “Meu Imposto de Renda”
Não recebeu?
Caso haja algum erro na declaração ou erros nos dados informados, é necessário tomar as providências para regularizar a situação e garantir o recebimento do valor devido.
O primeiro passo é consultar a situação da sua restituição. A consulta pode ser feita pelo extrato da declaração, por meio do sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Segundo a Receita, entre os principais motivos para o não recebimento estão:
- Ainda não chegou o seu momento — para isso, o Fisco aconselha que o contribuinte fique atento ao cronograma de recebimento da restituição;
- Você está em malha fiscal;
- Você está em malha débito, ou seja, possui dívidas e sua restituição será utilizada para compensá-las;
- As informações de sua conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820