O ninho de um casal de uma espécie de águia (Urubitinga coronata) que corre risco de extinção foi registrado no Tocantins, no município de Marianópolis, na região oeste do estado.
- Publicidades -
A ave já havia sido observada em outros municípios, dentre os quais Lagoa da Confusão, Mateiros, Palmas, Miracema do Tocantins, Pium. Porém essa foi a primeira vez que um ninho, com filhote, foi registrado, comprovando que a espécies está se produzindo no Estado.
De acordo com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o biólogo Guilherme Adams, especializado em herpetologia, que é estudo de grupos de anfíbios, descobriu o ninho de águia-cinzenta (Urubitinga coronata).
Ele conseguiu ver que no alto de um jatobazeiro havia um casal alimentando um filhote. Ele publicou a foto dos animais no dia 20 de setembro no site Wikiaves e despertou o interesse do biólogo do Naturatins Marcelo Barbosa, que entrou em contato com ele e pediu a localização.
A espécie, que possui classificação de extinção como “em perigo”, pode medir entre 75 a 85 centímetros, e chegar a pesar 3,5 kg. Quando adulto, tem uma pluma de cor cinza-chumbo e na cabeça as penas formam uma coroa.
A cauda possui uma faixa cinza. A águia-cinzenta costuma se alimentar de mamíferos como gambás, lebres, tatus, ratos silvestres ou até outras aves e espécies de répteis.
Em outubro deste ano, Barbosa, que é especialista em ornitologia (estudo das aves) do Naturatins, foi até o local onde está o ninho e viu novamente a família de águia-cinzenta. Imagens dos animais foram registradas pelo biólogo do Naturatins.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820