O tratamento de pacientes com câncer deve ser retomado na próxima segunda-feira (13) em Araguaína. A medida foi determinada pela Justiça, que entendeu que as pendências que ainda existem na unidade de oncologia do hospital regional não impedem o atendimento dos pacientes. A Secretaria de Saúde informou que está preparada para a retomada, mas informou que isso será feito de forma parcial.
- Publicidades -
A doença é tratada com dois tipos de energia diferentes: fótons e elétrons. A retomada será apenas para os tratamentos com fótons, que podem ser usados em procedimentos de urgência, paliativos e tratamentos eletivos. Quem precisa do tratamento por elétrons, que é usado principalmente em casos de câncer de pele, mucosas e tumores superficiais, ainda terá que aguardar.
O motivo é que um dos itens utilizados na máquina que faz o tratamento por elétrons ainda não chegou. O Governo do Estado informou que se trata de uma “liga alloy” (cerrobend) em barras e que a empresa tem até o próximo dia 9 para fazer a entrega do produto. Depois ainda será necessário fazer a instalação.
“Considerando que a maior parte das inconformidades já foram sanadas, aguardando basicamente a entrega por parte do fornecedor, evidencia-se, portanto, que prejuízo maior seria obstar que parte do serviço tivesse inicio”, escreveu a juíza Milene de Carvalho Henrique.
O problema começou em 2014, quando a antiga máquina de radioterapia quebrou e precisou ser substituída. Desde então, houve várias determinações judiciais, bloqueios de recursos e retomadas que acabaram não dando resultado. Atualmente, os pacientes são encaminhados para realizar o tratamento em outros estados.
Sou de Palmas, informação de qualidade e credibilidade em primeira mão! Quer sugerir ou receber nosso conteúdo? Entre em contato com nossa equipe.
ZAP ZAP (63) 99223 7820
FAÇA PARTE DA NOSSA REDE!
Facebook: https://m.facebook.com/SouDePalmasNoticias/?locale2=pt_BR
Twitter: @SouDePMW
Email: [email protected]