Uma força-tarefa realizada, nos dias 02 e 03 de julho, no Hospital Geral de Palmas (HGP) beneficiou 10 mulheres com cinco laqueaduras, três Histerectomia e duas Colpoperineoplastia. As pacientes atendidas eram devidamente cadastradas na lista de Central Estadual de Regulação, para procedimentos eletivos. De janeiro a 30 de junho de 2022, 186 mulheres foram contempladas com cirurgias eletivas ginecológicas no HGP. Destas, 46 também na área da oncoginecologia.
- Publicidades -
As cirurgias foram feitas Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH – Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins e segundo a médica uroginecologista do HGP, Clélia Motta, que faz parte da equipe do HGP, “por meio deste programa temos a oportunidade de operar mais pacientes. Utilizamos a técnica vaginal considerada menos invasiva. A usuária tem alta em menos de 24 horas e volta às atividades no período de 30 dias ou menos”, ressaltou.
A dona de casa, Maria Regina da Silva, de 48 anos, foi uma das pacientes contempladas e falou sobre a ação. “Este procedimento me ajudou, me trouxe autoestima. Sentia muitas dores, graças a Deus foi realizada minha cirurgia. Os profissionais são qualificados, atenciosos e realizaram uma boa assistência e este programa deu a oportunidade das pessoas que não tem condição de pagar, poder fazer a cirurgia pelo SUS”, afirmou.
Moradora de Palmas, Dayana Rodrigues, de 32 anos também fez um procedimento. “Consegui fazer minha cirurgia e contei com profissionais maravilhosos, estou muito satisfeita. Tive alta no mesmo dia. Foi muito importante para poder realizar este procedimento pelo SUS, só tenho gratidão”, declarou.
A força-tarefa contou com a seguinte equipe: as médicas Thayanara Soares, Clélia Motta e Verônica Coelho; a enfermeira Berenice Rodrigues e os técnicos de Enfermagem André Luis Vieira e Maria Geocilene Chagas.
Eletivas
Nos últimos nove meses, o Tocantins realizou pelo SUS, mais de cinco mil cirurgias eletivas, sendo mais de quatro mil nos seis primeiros meses de 2022. A produção deste ano supera os anos de 2016 (2.727), 2017 (3.386), 2020 (2.626) e 2021 (2.729) e ultrapassará com folga o ano de 2018 (4.110) e 2019 (5.844).
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820