Nesta terça-feira, 07, estão sendo aplicadas na rede municipal de ensino da Capital, as provas da 1ª fase da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2022.
- Publicidades -
Participam desta etapa, mais de 13 mil estudantes das turmas do 6º ao 9º ano, das 29 unidades escolares que ofertam o Ensino Fundamental. O resultado da classificação para a 2ª fase será divulgado no dia 02 de agosto, e os classificados farão a prova composta por seis questões discursivas, no dia 08 de outubro e a divulgação dos resultados acontecerá no dia 20 de dezembro.
A avaliação tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica, por meio do estímulo do ensino da matemática em competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral, entre alunos oriundos de escolas da rede pública federal, estadual e municipal.
Na Escola Municipal Anne Frank, 480 alunos estão fazendo as provas. Segundo a diretora da unidade, Kássia Carla Fernandes, as provas desta manhã aconteceram de forma tranquila. “Tudo aconteceu dentro do previsto. A maioria dos nossos alunos já tinham feito provas da Olimpíada e sabem que precisam ficar tranquilos, prestar atenção na leitura, no que o enunciado das questões está pedindo, e pensar”, disse. Segundo a gestora, as provas são realizadas nos dois turnos e as correções começam a ser feitas ainda hoje.
Participam desta 17ª edição da Obmep, mais de 18,1 milhões alunos de todas as regiões do País. A iniciativa é a maior competição científica do Brasil e alcança, este ano, 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.
Premiação 16ª OBMEP
No dia 25 de maio, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu uma cerimônia de premiação referente a 16ª OBMEP, realizada em 2021. A Semed premiou com um notebook, a medalhista de ouro, Samara Dias Caldas, aluna da Escola Anne Frank, e sua professora de Matemática, Verônica Maria Gama da Silva.
Samara foi a primeira medalhista de ouro feminina do Município, estando classificada entre as 500 melhores do país, dentre os 18 milhões de participantes da edição passada. Ela receberá a medalha de ouro em uma cerimônia nacional, junto com outros medalhistas.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820