A Polícia Militar divulgou nesta quarta-feira,25, que no primeiro quadrimestre de 2022 marcou uma queda significativa nos índices de criminalidade em Guaraí, na região central do Tocantins. Os dados apresentados são comparados com o mesmo período do ano de 2021.
- Publicidades -
O comandante do 7º batalhão (7° BPM), Major QOPM Rafael Silva Crespo, atribui a redução dos índices de criminalidade ao comprometimento e empenho da tropa que trabalha 24h por dia em prol da manutenção da ordem pública.
A unidade do Batalhão Guará abrange oito municípios, sendo eles: Guaraí, Colméia, Tabocão, Presidente Kennedy, Itaporã, Pequizeiro, Goianorte e Couto Magalhães.
O gráfico registra ocorrências referentes ao primeiro quadrimestre de 2021 (janeiro a abril) em comparativo ao mesmo período de 2022, constando das 10 (dez) naturezas mais relevantes relativas aos crimes praticados contra a vida e o patrimônio.
No primeiro quadrimestre de 2022, quatro naturezas de ocorrências deixaram de constar nos registros de criminalidade em Guaraí, ou seja, reduziram em 100% sua incidência, sendo elas: Homicídio, furto em veículo automotor, roubo de veículo automotor e roubo em estabelecimento comercial, as quais, no mesmo período de 2021, obtiveram os registros de 1, 1, 4 e 3 casos.
A ocorrência de “Furto de Veículo Automotor”, com três registros em 2021, caiu para duas notificações no primeiro quadrimestre de 2022, bem como, houve redução na natureza “roubo a transeunte”, que, em 2021, teve dois casos, ficando, no mesmo período deste ano, com apenas um registro, portanto, uma redução de 50%.
A natureza “Furto em Residência” obteve ainda um maior percentual de queda, sendo dos sete registros em 2021, houve um decréscimo para apenas três em 2022, com diminuição em 57%. Outra ocorrência que obteve significativo índice de redução em 2022 foi a de natureza “Furto em Estabelecimento Comercial”, alcançando um percentual 80% menor que o registrado em 2021, caindo de cinco para uma ocorrência.
A única natureza com aumento de incidência, foi a “Tentativa de Homicídio”, com três registros no ano de 2021 e cinco em 2022, obteve um aumento de dois casos. Ressalta-se que 60% dessas ocorrências foram de ordem passional e 40% originadas a partir de rixa, sendo crimes, em sua maioria, aparentemente não premeditados, o que dificulta a prevenção, além de não possuírem relação com crimes contra o patrimônio, como roubo, por exemplo. Quanto à natureza de “Roubo em Residência”, manteve o mesmo número de registro de 2021, com apenas um caso.
Destaca-se, por fim, que o 7º BPM, somente neste primeiro quadrimestre de 2022, efetuou a prisão de vinte pessoas pela prática de crimes diversos, incluindo dois registros de tráfico de entorpecentes; além da apreensão de três armas de fogo.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820