Acompanhar o único eclipse total da Lua em 2022 foi um programa de muita gente no Brasil e no mundo entre a noite de domingo e madrugada desta segunda-feira (16). O fenômeno foi ainda mais especial devido à coloração vermelha que tomou conta do satélite natural da Terra.
- Publicidades -
O espetáculo também pôde ser acompanhado no céu de Palmas e rendeu várias imagens como essa feita pelo perito Carlos Antônio de Oliveira nas primeiras horas desta madrugada.
Durante o fenômeno o Sol, a Terra e Lua ficaram perfeitamente alinhados e a Lua foi sumindo com a sombra da Terra passando na frente. O fenômeno foi visto também em toda a América do Sul e Central e partes da América do Norte, Europa e África.
Quem perdeu o eclipse total não deve ter outra oportunidade em 2022. O evento chegou em sua totalidade (perto da 1h11 da manhã, no horário de Brasília), quando a sombra encobriu completamente o disco lunar e a Lua ficou avermelhada, isso porque não tivemos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural.
Por isso, o evento também é conhecido como “Lua de Sangue”.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820