Neste dia 7 de abril é comemorado o Dia do Jornalista. A data foi criada para homenagear Giovanni Badaró, personalidade que lutou pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil. Sua morte gerou um movimento popular que fez Dom Pedro I abdicar do trono no dia 7 de abril de 1831. Desde então, a missão de informar tem atraído cada vez mais profissionais.
- Publicidades -
A profissão é uma das que mais sofreu com a revolução digital. Várias áreas foram criadas para que profissionais de jornalismo acompanhem a tecnologia. Além disso, um jornalista pode trabalhar em diversas áreas e até várias ao mesmo tempo.
O portal ‘Sou de Palmas’ traz 8 áreas que o jornalista pode atuar.
1. Reportagem
Uma das áreas de atuação do Jornalismo mais conhecida é a de reportagens. Nesse segmento, o profissional deve estar sempre em busca de fatos e eventos noticiáveis.
Para isso, deve procurar fontes e personagens, apurar sua veracidade, entrevistar pessoas, ouvir diferentes pontos de vista e reunir todas as informações necessárias para criar matérias.
O trabalho de repórter é a essência dessa profissão: é o talento de contar histórias instigantes que, dependendo do tema investigado, pode modificar a vida de pessoas e comunidades.
A reportagem está presente nas mídias impressas (jornais e revistas), rádio, meios eletrônicos (portais e sites) e até na literatura, com o livro-reportagem.
2. Assessoria de imprensa
Nessa área do Jornalismo, o profissional atua como mediador entre a imprensa e seu cliente, sendo seu porta-voz ao representar seus interesses frente ao público. O cliente, nesse caso, pode ser uma empresa, uma Organização Não Governamental (ONG) ou até uma personalidade (artista ou atleta).
Na prática, o assessor de imprensa deve elaborar estratégias para cuidar da imagem do cliente — com a produção de conteúdos voltados para esse fim, como os releases, acompanhamento de tudo o que é noticiado sobre ele (clippings) e agendamento de entrevistas.
É um profissional que deve compreender os interesses do público-alvo e prever possíveis oportunidades ou situações de risco.
Atualmente, o assessor de imprensa tem muito espaço nas redes sociais, produzindo conteúdos e interagindo com os seguidores.
3. Comunicação institucional
Também conhecida como comunicação empresarial, essa é uma das áreas de atuação do Jornalismo em que o profissional pode atuar em parceria com o departamento de Relações Públicas.
A função primordial é o cuidado com a imagem da empresa junto a seus colaboradores (público interno) ou consumidores e sociedade (público externo).
Dessa maneira, o jornalista elabora todo o material de comunicação da empresa (como revistas, jornais, folders, anuários etc.) e pode participar também da cobertura de eventos.
Hoje, a comunicação institucional tem grande espaço nos meios digitais — com a produção de postagens, notícias e vídeos para sites e redes sociais.
4. Jornalismo digital
Esse é um dos segmentos mais atuais do universo jornalístico, por conta do uso cada vez maior das mídias digitais como fontes de notícia. Desse modo, o Jornalismo digital é o que apresenta mais oportunidades de crescimento para o profissional.
No dia a dia, o jornalista é responsável por criar um planejamento estratégico, produzir temas relevantes para publicação em sites, portais e blogs, de notícias ou corporativos.
Social media
Nas redes sociais, ele pode fazer carreira também como social media, alimentando essas plataformas com conteúdos, observando concorrentes e tendências, além de fazer a ponte entre empresas e instituições com o público — respondendo a dúvidas, críticas, elogios e comentários em geral.
É uma das áreas do Jornalismo que exige a atualização do profissional quanto a novas tecnologias — que mudam a todo momento no mundo digital.
5. Fotojornalismo
Se você é apaixonado pela fotografia, acredita que uma imagem vale mais que mil palavras e tem um dom especial para captar momentos únicos, essa, com certeza, é a área do Jornalismo certa para você.
Nesse ramo de atuação, o profissional é responsável por fazer registros fotográficos de fatos cotidianos, eventos, locais e personalidades. Essas imagens vão ilustrar reportagens, artigos, livros, documentários e outros materiais jornalísticos.
O fotojornalista encontra espaço em mídias impressas e digitais, agências de publicidade ou pode atuar também como freelancer.
6. Jornalismo esportivo
Muitos estudantes entram na faculdade e já sonham em trabalhar na área de esporte, seja cobrindo grandes eventos ou fazendo assessoria para clubes, times e atletas.
É uma das áreas de atuação do Jornalismo que exige do profissional bastante conhecimento desse segmento para conseguir se destacar e fazer um trabalho de qualidade. Ter um bom relacionamento com equipes, técnicos e outros colegas da área também se torna um diferencial.
É possível trabalhar nessa área com qualquer mídia, porém nos últimos anos, há mais possibilidades nas mídias digitais, como portais, sites e blogs, e também nas redes sociais. A televisão também é um veículo que ainda abre bastante espaço para o Jornalismo esportivo.
7. Produção
Uma área do Jornalismo bastante interessante é a de produção. Geralmente, é o profissional que atua na televisão ou no rádio, com a sugestão de pautas, busca de fontes, personagens e informações e agendamento de entrevistas.
Precisa estar antenado com os principais acontecimentos nacionais e internacionais, entender bem o público-alvo e conhecer as tendências que podem se tornar notícia.
A produção ganhou destaque com a internet, principalmente para jornalistas independentes, que querem criar um canal, utilizando, por exemplo, o YouTube.
8. Atividades como freelancer
Por fim, é importante destacar um campo com boas oportunidades para jornalistas, seja o recém-formado ou alguém com mais experiência — a carreira como freelancer.
É uma maneira de trabalhar de forma autônoma e se dedicar a um segmento específico, seja como repórter de revista, produtor de documentário ou ainda atuando nas mídias digitais com marketing de conteúdo.
Para começar a atuar por conta própria, é importante que o profissional consiga elaborar um portfólio para poder mostrar seu talento para agências e clientes. A dica, para os iniciantes, é montar um blog com artigos e matérias de seu interesse.
Como você pode perceber, as áreas de atuação do Jornalismo são bastante dinâmicas. A carreira tem uma rotina intensa de muito trabalho e horários nada convencionais, porém é repleta de novos aprendizados a cada dia e de ótimas oportunidades de crescimento!