A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) iniciou neste mês a entrega das 935 armas cauteladas aos policiais penais do Tocantins. Nesta fase, além do cautelamento pessoal das armas de fogo, coordenada pelo Departamento de Controle de Armas e Munições (Decam) do Sistema Penal, os policiais penais também passam por uma instrução de segurança e testagem para conhecer o novo armamento, uma pistola TS9 strike 9mm da Taurus.
- Publicidades -
O secretário da Seciju, Deusiano Amorim, explicou que estas armas cauteladas agora entregues foram repassadas para a Seciju pelo governador em exercício, Wanderlei Barbosa, para atender a demanda dos policiais penais, prestando a melhor segurança e aparelhamento. “Policiais treinados e bem equipados viabilizam um Sistema Penal mais seguro para todos. Esta é uma preocupação do Governo do Tocantins e do nosso governador que disponibilizou 935 armas voltadas aos policiais penais em razão da atividade-fim de segurança, distribuídas de acordo com a legislação vigente, como forma de prestar todo aparato necessário para que continuem realizando um trabalho de excelência”, frisou o titular da Pasta.
A entrega iniciou na Região Operacional Administrativa IV, composta pela Unidade Penal Regional de Paraíso do Tocantins e de Barrolândia, e da Região Operacional Administrativa V, composta pela Unidade Penal Regional de Palmas, Unidade Penal de Miracema do Tocantins, Unidade Penal Feminina de Miranorte, Unidade Penal de Porto Nacional e Unidade Penal Feminina de Palmas. Além disso, policiais penais que atuam nos grupos e unidades especializadas já receberam as armas e passaram pela instrução.
Calendário de entrega
Nesta terça-feira, 15, foi a vez dos policiais penais da Região Operacional Administrativa I receberem a pistola e passarem pelo treinamento, englobando a Unidade Penal Regional de Araguatins, Unidade Penal de Augustinópolis e Unidade Penal de Tocantinópolis. As entregas às demais unidades penais que também fazem parte das regiões administrativas I e II seguem até o dia 19 deste mês.
Já para os policiais penais das unidades penais das regiões operacionais III, VI, VII e VIII ainda será disponibilizado nos canais oficiais de comunicação da Seciju um novo cronograma de recebimento das armas cautelas e treinamento.
O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, falou da relevância desse cautelamento no trabalho dos policiais penais. “O cautelamento de armas pelos policiais penais representa uma conquista e valorização dos servidores, algo que a Gestão tem como prioridade, além da segurança dos policiais penais. Agradecemos ao governador em exercício do Tocantins pelo amparo à categoria, ao secretário Deusiano Amorim e ao secretário executivo, Gilson Silva por estar apoiando nesse momento ímpar de crescimento da Polícia Penal do Tocantins”, agradeceu o superintendente.
Ambientação
Até o momento, mais de 340 policiais penais já cautelaram suas armas e foram instruídos pelo Núcleo de Operações com Cães (Noc) da Polícia Penal do Tocantins quanto ao manuseio seguro e disparos-teste da nova arma nos stands de tiro do estado, como explica o responsável pela instrução dos policiais penais, Leandro Monteiro. “Todos os policiais penais estão passando por mais esse treinamento continuado como forma de ambientação para cautela pessoal e permanente das armas. É indispensável que todos recebam esses procedimentos para manuseio seguro do armamento”, frisou.