Em Araguaína, uma pesquisa será feita para medir o nível de infecção por coronavírus na população. De acordo com a prefeitura, agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começaram nesta segunda-feira (1) a distribuição de cartas-convites para moradores realizarem a testagem para a Covid-19.
- Publicidades -
A pesquisa pretende descobrir o nível de infecção real da doença na população, levando em consideração os casos de pessoas assintomáticas e aquelas que apresentam sintomas leves e não chegam a buscar atendimento.
A seleção dos moradores está sendo feita por meio de sorteio, em todos os bairros da cidade. Ao todo, serão testadas 536 pessoas. Os testes serão realizados pela Secretaria de Saúde em pareceria com a Universidade Federal do Tocantins, Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) e o Ministério Público do Trabalho.
“A testagem é voluntária, o agente de endemias do CCZ visita a residência sorteada e entrega a carta-convite ao morador. Caso o morador não aceite participar da pesquisa, outra residência será sorteada”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Eduardo Freitas.
As coletas serão feitas entre os dias 8 a 12 de fevereiro por meio de agendamento. Os resultados devem ajudar o município na adoção de medidas contra a pandemia e no plano de vacinação.
“Além do teste, uma equipe técnica da UFT aplicará questionário com as pessoas voluntárias no dia da testagem, sobre condições socioeconômicas, sintomáticas, contatos que tiveram a doença e outras variáveis que serão cruzadas para identificarmos as tendências de contaminação”, explicou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.
A pesquisa usará dois testes diferentes: o Elisa, que usa amostra de sangue para reações antígeno-anticorpo detectáveis, e o RT-PCR, feito com coleta de mucosa por swab.