Nos dias 23 e 24 de fevereiro, 542 detentos do Tocantins devem fazer a prova do Enem PPL de 2020. O exame é direcionado a adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa.
- Publicidades -
Ao todo, 32 unidades penais inscreveram detentos no Enem PPL. As provas serão aplicadas dentro do estabelecimento penal. Das participantes, 18 unidades possuem turmas de extensão da Educação para Jovens e Adultos (EJA) com presos que finalizaram o ensino médio no ambiente penal.
Além disso, a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça disse que fez triagem para levantar os presos com ensino médio completo ou em conclusão no ano de inscrição no Enem, sendo o critério base para participação no exame.
Conforme o Inep, o Tocantins teve uma aumento de inscrições no Enem voltado aos detentos, sendo 266 inscritos em 2017; 395 em 2018; 480 em 2019 e 542 em 2020.
A preparação para a prova ocorre com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que garante a educação nas unidades penais e repassa kits do Programa #TôNoEnem desde 2017 com o intuito de auxiliar na preparação dos presos.
Além disso, o Sistema Penal tem organizado “Plantões Tira-Dúvidas”, por meio dos professores das escolas das Unidades Penais que ajudam nas dúvidas relacionadas ao Enem. Outra ação são “Aulões de Redação” que tem ocorrido em algumas Unidades Penais como um “Intensivão” para os detentos antes da prova.
O Enem PPL tem conteúdo com o mesmo nível de dificuldade do exame tradicional e conta com 180 questões objetivas divididas em Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O participante, por meio do Responsável Pedagógico, poderá ter acesso aos resultados individuais do Enem PPL 2020, em data a ser divulgada posteriormente pelo órgão, mediante inserção do número do CPF e da senha no site.