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Órgãos Públicos do TO: saiba quais voltaram a atender presencialmente e quais continuam com atendimento online
Com a pandemia da Covid-19, os atendimentos e serviços prestados pelos órgãos públicos do Tocantins precisaram se adaptar ao ‘novo normal’. Durante um longo período as instituições ficaram de portas fechadas, mas recentemente voltaram a atender o público, entretanto, alguns órgãos seguem prestando serviço de forma online.
No Tocantins, nove meses depois da confirmação do primeiro caso de Covid-19, ainda há impactos nos serviços. Presencial ou virtualmente, todos precisaram se adaptar e, principalmente, se cuidar.
Comércio
O comércio de forma geral reabriu as portas e a maior parte serviços voltaram a ser oferecidos, com algumas adaptações, como álcool em gel nas entradas e controle da quantidade de clientes.
Bancos
Bancos seguem com horário adaptado oferecendo apenas serviços essenciais presencialmente. No Banco do Brasil o atendimento é de 9h às 15h, sendo que a primeira uma hora é para atendimento exclusivo aos grupos prioritários. Já na Caixa, a abertura é às 8h e o fechamento às 14h. Serviços não essenciais ficam disponíveis por aplicativos, caixas eletrônicos, telefone ou pelos sites. O horário dos bancos privados varia conforme a instituição e deve ser consultado pelo correntista.
É Pra Já e Resolve Palmas
Em Gurupi e Araguaína, as unidades do É Pra Já voltaram ao horário normal de atendimento, de 7h às 19h durante a semana e de 8h ao meio-dia nos sábados, apenas com hora marcada pelo site da Secretaria de Administração. No Resolve Palmas, os atendimentos presenciais também foram retomados, com agendamento.
Detran e Procon
Nas unidades do Detran e do Procon os atendimentos também precisam ser agendados, pelos respectivos sites. Alguns serviços podem ser feitos online.
Segurança pública
Nas delegacias, apenas crimes que envolvam violência ou considerados urgentes são registrados presencialmente, o restante deve ser informado pelo site de delegacia virtual.
MP e Defensoria Pública
O Ministério Público do Tocantins já retomou as atividades, mas na Defensoria Pública do Estado, o atendimento presencial continua suspenso e o atendimento por telefone é no (63) 9 9241-0084.
Sine
No Sine, todos os serviços seguem sendo oferecidos de forma remota. Os interessados em vagas e os representantes de empresas devem acessar o site.
Hospitais
Alguns serviços importantes seguem completamente parados. Como as cirurgias eletivas, aquelas que não são urgentes, nos hospitais públicos do estado. A previsão é de que esse tipo de atendimento seja retomado no início de 2021.
PRF
Diante da nova realidade, algumas adaptações feitas durante a pandemia devem permanecer. Mesmo com a retomada das atividades na Polícia Rodoviária Federal (PRF), por exemplo, os serviços que passaram a ser oferecidos virtualmente durante a suspensão dos atendimentos presenciais agora devem ser permanentes.
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