O auxiliar de limpeza Ledisson Portela resolveu chamar atenção de motoristas usando uma fantasia de semáforo na marginal da BR-010, na região sul de Palmas. O jovem diz que o tráfego na via é perigoso e que quase foi atropelado no trecho.
- Publicidades -
A marginal da rodovia passa no perímetro urbano da capital e divide o centro de Taquaralto e do setor Aureny II. Os carros passam no local em alta velocidade, inclusive veículos pesados, como carretas e caminhões. A pensionista Lúcia de Paiva conta que atravessar a via é um desafio. “Uns param e outros não. Às vezes a gente está passando e o carro não espera a gente terminar. É muito difícil”, reclamou.
No local até tem uma passarela para facilitar a passagem dos pedestres, mas a travessia é ainda mais perigosa. Além disso, na via não há sinalização eletrônica e a faixa de pedestres está nessa apagada.
Para protestar, ajudar os pedestres e pedir uma sinalização adequada, o trabalhador começou a se vestir de semáforo ambulante e na faixa de pedestres. Em vários momentos Ledisson aponta para os sinais verde, amarelo e vermelho e tenta controlar o trânsito.
“Muitas pessoas não têm acesso à faixa de pedestre e para eles é normal. Mas para quem usa é muito importante. E é algo simples. Às vezes só precisava de uma pintura adequada, mas não tem”, disse o auxiliar de limpeza.
Os vídeos que Ledisson gravou e postou na internet tiveram mais de 3 mil acessos. Segundo ele, diferente do que acontece na rua, os motoristas nem sempre atendem o ‘semáforo humano’.
“Eu coloco o sinal vermelho e mesmo assim eles não param. Tem uns que tiram gracinha com a minha cara, mas eu mando eles respeitarem os pedestres que assim ganham mais”, disse o jovem.
O motorista Amauri Pinto gostou da iniciativa. “Não é porque você está em um veículo que tem que desrespeitar o pedestre”, disse.